quarta-feira, 30 de março de 2016

Show Sistema de ReAnimação

O QUÊ: Show Sistema de ReAnimação com Toucinho Quarteto e lançamento da campanha de financiamento coletivo Sistema de ReAnimação
QUANDO: terça-feira, 5 de abril, 19:30h
ONDE: TAC - Teatro Álvaro de Carvalho - Rua Marechal Guilherme, nº 26 - Centro - Florianópolis, SC
QUANTO: R$ 20

Sobre o evento:

O baterista Lourival José Galliani, conhecido como “Toucinho”, traz sua batida brasileira de volta ao palco do TAC na nova formação Toucinho Quarteto, com Giann Thomasi (sax), Fabio Carlesso (guitarra) e Rafael Calegari (contrabaixo). Com composições próprias dos músicos, o show instrumental promete muita musicalidade brasileira embalada pela energia de Toucinho. Com mais de 45 anos de estrada, o manézinho Toucinho é um dos maiores bateristas do Brasil. Mestre em sensibilidade e criatividade, fez sua fama Brasil afora acompanhando grandes artistas como César Camargo Mariano, Originais do Samba, Fafá de Belém, Nelson Ned e Pery Ribeiro.

A noite vai ser especial: será lançada a campanha de financiamento coletivo Sistema de ReAnimação, com o objetivo de realizar o documentário Toucinho Trio e a Pedra Guia, que acompanha a tour catarinense do grupo feita em 2010. O público poderá colaborar através da página da campanha na plataforma www.kickante.com.br

Será o segundo documentário sobre Toucinho dirigido pelos cineastas Guilherme Ledoux e Alan Langdon. A genialidade do artista foi inicialmente retratada no aclamado documentário Sistema de Animação (2009). Depois de percorrer os principais festivais
de cinema do Brasil, a obra finalmente será disponibilizada gratuitamente na internet a partir da noite de lançamento da campanha Sistema de ReAnimação.

Repertório do show:

O show instrumental que os músicos preparam será de composições próprias de Fábio Carlesso, Giann Thomasi e Rafael Calegari. Uma delas, Reanimando o Sistema, foi composta especialmente para o Quarteto Toucinho na ocasião do show Sistema de ReAnimação.

Sentimento - Giann Thomasi
Flores crocantes - Giann Thomasi
Baião nº 3 - Fábio Carlesso
Cachoeira - Fábio Carlesso
Meridiana - Rafael Calegari
Reanimando o sistema - Rafael Calegari

Sobre a campanha Sistema de ReAnimação:

Em 2010, o Toucinho Trio pegou a estrada levando música instrumental e o documentário “Sistema de Animação” para os palcos do SESC Santa Catarina em cinco cidades. Vendo os astros se alinharem, os cineastas Guilherme Ledoux e Alan Langdon não perderam a deixa e entraram na van com Toucinho Batera, Giann Thomasi (sax) e Fábio Carlesso (guitarra). Guiados por um cristal com poderes de premonição (e pelo tiozinho da van), a turma filmou tudo o que aconteceu nos palcos, hotéis, estradas, bufês livres e esquinas de cinco cidades catarinenses: Joinville, Jaraguá do Sul, Lages, Florianópolis, Chapecó e Criciúma. O material promete muita música instrumental brasileira com divertidos bastidores sobre música e cinema, embalado na genial irreverência do mestre Toucinho.

A campanha Sistema de ReAnimação é a etapa final desta jornada musical-cinematográficafilosófica que agora precisa de contribuições para chegar ao público. O objetivo é finalizar (editar, masterizar e disponibilizar) Toucinho Trio e a Pedra Guia, documentário inédito sobre a turnê musical do Toucinho Trio. São dezenas de horas de material para apurar, organizar,
selecionar, editar e finalizar num documentário de duração média de 40 minutos. O original Sistema de Animação, feito completamente sem apoio, levou cinco anos para ficar pronto... Mas esse novo documentário não pode esperar tanto… o tempo passa e essa história pede pra ser contada. O público poderá colaborar através da página da campanha Sistema de
ReAnimação na plataforma www.kickante.com.br!

Inédito: Em comemoração ao lançamento da campanha Sistema de ReAnimação, os realizadores vão disponibilizar o filme Sistema de Animação (2009) na internet para visualização livre.

Sobre os cineastas:

Em 2003, com uma câmera na mão, nenhuma verba e muito amor, Guilherme Ledoux e Alan Langdon começaram a retratar Toucinho. Cinco anos depois ficou pronto o documentário Sistema de Animação, um dinâmico retrato dessa figura ímpar que é Toucinho. Considerado um dos melhores filmes catarinenses, o longa-metragem circulou em importantes festivais Brasil afora, como a Mostra de Tiradentes (MG), In-Edit (SP) e Documental (Lyon, França), arrematando uma menção honrosa ao personagem e o grande prêmio Filme Livre! na Mostra do Filme Livre (RJ).

Alan Langdon – artista plástico e cineasta
Atua com energia nas artes plásticas e no audiovisual, produzindo uma constante e diversa gama de trabalhos em vídeo, desenho e pintura. É formado pela Rhode Island School o Design (1996-2000, EUA), onde se especializou em Cinema, Video e Animação. Entre seus curtas se destacam “Em Busca da Saleira Perdida” (2000), “O Retrato de Doriana Extra Cremosa com Sal” (2006) e “Betóva - o ano da cachorra” (2010). Trabalha como montador e animador gráfico de curtas e médias desde 2000, tendo montado os longas documentais “A Tainha e a Onda” (2015), “Nossas Raízes, Nossa Luta” (2014), “Brasil Orgânico” (2013), e “Sistema de Animação” (2009), co-realizado com Guilherme Ledoux.

Guilherme Ledoux – músico e cineasta
Guilherme Ledoux é um versátil e talentoso músico de destaque no cenário musical de Florianópolis, atuando como baterista e percussionista. Estudou percussão erudita e popular, passando pela bateria. Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA) por 8 anos, participando de cinco turnês pelo estado. É professor de bateria e percussão, além de tocar diversos ritmos e timbres em seu atual trio instrumental contemporâneo Skrotes. Cineasta há 15 anos, produz documentários musicais vídeos para bandas. Junto com Alan Langdon, realizou vários curta-metragens, entre eles Na Estrada da Vida (1998) e O Fim do Mundo - flashback society (1999), e o longa-metragem Sistema de Animação (2009).

Sobre os músicos do Toucinho Quarteto

Lourival José Galliani “Toucinho" – Baterista!
É nativo de Florianópolis, onde nasceu e vive hoje. Com mais de 45 anos de carreira, é um dos maiores bateristas do Brasil, um irreverente mestre em sensibilidade e criatividade musical:
Provavelmente não existe outro igual no mundo. Não como ele, nem no espírito nem na musicalidade. É uma espécie de lenda viva do cenário musical, pois quem o assiste tocando ou ouve algumas de suas muitas histórias hilárias, jamais se esquece dessa figura ímpar Mestre Toucinho (como foi definido na revista especializada Modern Drummer em junho de 2004) começou a tocar aos doze anos de idade, sempre em bandas, como aprendiz, ou ensaiando em circos que vinham para Florianópolis. “Ajudava a montar cirquinhos e chamava as crianças, lá da Coloninha. Não podia ver um circo que já ia atrás”, lembra Toucinho. Depois tocou na Band Show da Polícia Militar, e aos 19 anos foi para São Paulo, onde tocou com vários artistas e músicos, como Eduardo Araújo, Fafá de Belém, Pery Ribeiro, Nelson Ned e César Camargo Mariano. A maior influência direta vem do grande amigo e baterista brasileiro Nenê. Toucinho hoje reside na Lagoa da Conceição “levando as batidinhas para divertir o público e meus amigos. Temos a finalidade de levar a boa música àqueles que sabem ouvir, não menosprezando qualquer outro estilo musical. Viver da música não é fácil, difícil é viver sem ela”, filosofa. – extraído do site www.CassioMoura.com em 2009

Giann Thomasi – saxofonista e compositor!
Natural de Florianópolis, possui graduação no curso de Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Em sua formação como instrumentista, aparecem nomes como: Vinicius Dorin, Marcelo Martins, Nelson Faria, Sérgio Freitas e Arismar do Espírito Santo; com os quais participou de aulas, cursos e workshops. Atualmente trabalha com os principais músicos de Florianópolis no cenário do jazz e música instrumental.

Fábio Carlesso – Violonista e compositor
Formado em guitarra pelo conservatório de Tatuí e licenciado em Música pela UDESC, estudou arranjo com o professor Cláudio Ferreira Leal e composição na EMESP. Participou dos grupos Água Preta (Tatuí), Choro a Quatro (Florianópolis), entre outros. Em 2015 gravou seu primeiro disco autoral, ainda inédito, chamado Fábio Carlesso Quarteto com a participação do baterista Nenê.

Rafael Calegari – compositor, contrabaixista, arranjador e produtor musical
Natural de Tubarão, SC, reside em Florianópolis, onde graduou-se em Licenciatura em Música na UDESC. Já acompanhou artistas como Luiz Melodia, Sandra de Sá, Fagner, Luiz Meira, Luciana Melo, Paula Lima, Max de Castro, Yamandu Costa, Alegre Corrêa e Elza Soares, além de inúmeros artistas catarinenses. É integrante dos grupos Rivo Trio Samba Jazz, Brass Groove Brasil e Trama Trio, onde executa seu trabalho de composição instrumental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário