quinta-feira, 31 de março de 2016

Programação Cineclube Cinema UNISUL - Abril de 2016

Programação Cineclube Cinema UNISUL
31 de março e Abril de 2016


31 de março a 3 de abril de 2016  (Quinta, Sexta, Sábado e Domingo), horário especial.
Planeta.Doc
O festival  busca sensibilizar a sociedade para as questões ambientais e promover a reflexão sobre as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida em todos os continentes.

7 e 9 de abril de 2016 (Quinta e Sábado), às 20h.
Clássicos: Casablanca
Direção: Michael Curtiz
Duração:  102min
Ano: 1942
País: EUA
Classificação etária:  livre
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor vai encontrar uma nova vida e eles vão lutar para fugir juntos.


8 e 10 de abril de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Curtas Paraibanos (85 min)
Agradecimentos especiais a Paulo Roberto por esta coletânea.

A CANGA (12min, 2001), Marcus Vilar
Baseada no conto de mesmo nome, que depois virou romance, de Waldemar José Solha. Retrata as dificuldades de relacionamento de uma família no sertão nordestino. A ação transcorre no meio de uma lavoura seca, onde o velho Ascenço Texeira, obriga os filhos, a esposa e a nora grávida a colocarem nos ombros uma canga de boi.

A QUEIMA (13min, 2013), Diego Benevides
No universo mítico que permeia os canaviais, entre sensações e tradições relativas à queima da cana-de-açúcar, nasce a chegada de um personagem misterioso. Nos três dias que antecedem a queima, Macário surge para impedir o fogo.

MALHA (14min, 2013), Paulo Roberto
“"E as crenças singulares traduzem essa aproximação violenta de tendências distintas..."” "“...saem das missas consagradas para os ágapes selvagens..."” Euclides da Cunha (Os Sertões). A violenta materialização de um festejo popular, a malhação do Judas, no interior da Paraíba, onde os credos religiosos de um povo servem de pano de fundo para a entrega visceral ao escárnio profano.

CATÁSTROFE (14min, 2013), Gian Orsini.
Alice começa a sentir transformações em seu corpo, tremores, estranhas sensações. A chegada da catástrofe é inevitável.

ACHO BONITO O QUE VESTE  (9min, 2015), Marcelo Coutinho
A moda em trânsito, no limite geográfico do seu alcance, impulsionada pela influência televisiva.

LEPROSÁRIO (10min, 2012), Luís Barbosa
Por décadas as comunidades de atingidos pela Hanseníase permaneceram isoladas. Hoje, mais do que nunca, estas pessoas fazem parte da cidade.

TRANSMUTAÇÃO (12min, 2013), Torquato Joel
O fogo liquefaz o que é sólido.


14 e 16 de abril de 2016 (Quinta e Sábado), às 20h.
Clássicos: Cantando na Chuva
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Duração:  103 min
Ano: 1952
País: EUA
Classificação etária: Livre
Sinopse: O filme retrata justamente a mudança do cinema mudo para o falado, que data de 1927. Dois famosos bailarinos precisam fazer a mesma transição em suas carreiras. Um se sai muito bem, enquanto o outro se aproveita da amizade com uma jovem que sonha em ser atriz, mas tem que trabalhar como dubladora de sua voz. Quando os dois bailarinos se vêem apaixonados por ela, no entanto, começa uma disputa pela sua atenção.

15 e 17 de abril de 2016  (Sexta e Domingo), horário especial
Strangoscope: Mostra Internacional de Performance, Áudio, Vídeo e Filme Experimental

21 e 23 de abril de 2016 (Quinta e Sábado), às 20h.
Clássicos: Desejos Proibidos
Direção: Max Ophüls
Duração:  105min
Ano: 1953
País: França/Itália
Classificação etária: 10 anos
Sinopse: Quando a ilusória imagem de um matrimônio feliz se confunde com a estranha jornada de um par de brincos, a tragédia se instala… Ophüls retorna ao luxo do séc. XIX para analisar com requinte a superficialidade e a instabilidade das paixões.


22 e 24 de abril de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Curtas: Outra terceira idade (51 min)
Seleção de curtas que envolve histórias de personagens na terceira idade que podem quebrar o tabu.

 DAQUI NÓIS NÃO ARREDA O PÉ (15min), Jairo Teixeira dos Santos
As irmãs Tonha e Aparecida são o alvo da zombaria da molecada e da ira de alguns moradores de Santana do Jacaré, que querem expulsá-las da cidade.

BRILHANTINO (16min), Ériton Bernardes Berçaco
Depois de perder suas terras, Brilhantino se recusou a ir embora, passando a morar em uma caverna.

O TERCEIRO VELHO (15min), Marcus Vilar
Em mais uma noite de trabalho, uma prostituta serve a três homens de idade avançada. Seus estranhos clientes, no entanto, levam-na a vivenciar situações inesperadas em que desejo, medo e solidão misturam-se e tomam forma.

A MELHOR IDADE (5min ), Adriano Soares
Imagens documentais e ficção se misturam para abordar um dia na vida de três idosos, indo do estereótipo a uma abordagem diferenciada e desconstruindo preconceitos, paradigmas e a ditadura da imagem.


28 e 30 de abril de 2016 (Quinta e Sábado), às 20h.
Clássicos: A dama Oculta
Direção: Alfred Hitchcock
Duração: 97min
Ano: 1938
País: EUA
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Em uma pequena cidade da Europa, um grupo de passageiros fica retido por causa de uma forte nevasca. Eles dormem em uma estalagem antiga e viajam no dia seguinte. Iris Matilda, uma jovem rica e atraente toma uma pancada na cabeça antes de embarcar no trem, quem a ajuda é a Srta. Froy. As duas embarcam e passam um tempo juntas. Mais tarde, já cansada, Iris dorme. Quando acorda não consegue mais encontrar a senhora que a ajudou e ao perguntar para os outros passageiros do trem sobre ela, é surpreendida com a resposta de que ninguém nunca viu e nem ouviu falar de tal mulher.

29 de abril e 1ª maio de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Clássicos: Um corpo que cai
Direção: Alfred Hitchcock
Duração: 128min
Ano: 1958
País: EUA
Classificação etária: 10 anos

Em São Francisco, um detetive aposentado (James Stewart) que sofre de um terrível medo de alturas é encarregado de vigiar uma mulher (Kim Novak) com possíveis tendências suicidas, até que algo estranho acontece nesta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário