sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Unisul investirá 4 milhões em Usina Digital

A Unisul submeteu projeto no Edital Usina Digital, do Ministério das Comunicações. Com a aprovação, a Universidade receberá 4 milhões de reais para a criação de um centro de produção e pós-produção de conteúdos digitais. A proposta surgiu de forma articulada entre o Curso de Cinema da Unisul e o Instituto de Inovação da Palhoça (Inaitec), tendo a Agência de Inovação e Empreendedorismo da Unisul (Agetec) como elo fundamental na aprovação. Os professores Paulo Boff, Luciana Flôr, Mara Salla e Ingo Hermann, proponentes do projeto, explicam no artigo abaixo como foi o processo.

A escassez de recursos públicos para investimento em projetos, a acelerada obsolescência dos equipamentos tecnológicos e, consequentemente, a crescente necessidade de modernização das estruturas, além da otimização dos mecanismos de controle social e transparência pública, tem tornado o cenário de captação de recursos públicos no Brasil altamente competitivo. Isto impacta diretamente no grau de exigência de qualidade das propostas.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, para a efetiva aprovação de uma proposta, não basta apenas que esta esteja adequada sob o ponto de vista técnico. Há um rol de detalhes relativos à interpretação do edital, ao sistema de submissão, a documentações complementares, assinaturas, declarações, orçamentos e, até mesmo contatos com as Agências de Fomento, que precisam ser providenciados. No caso do Projeto Usinas Digitais, a Agetec auxiliou em todas essas fases, atuando ainda na elaboração do recurso (com o objetivo de otimizar algumas das notas recebidas nos itens avaliados) e, na preparação e realização, em Brasília, da defesa oral da proposta para uma banca de avaliadores do Ministério das Comunicações.

Quanto à participação da Unisul no Edital Usinas Digitais, ressaltamos que foi um trabalho sinérgico, em que a Agetec, junto com o curso de Cinema, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, congregou atores dos campi, da academia, do Inaitec, da Unisul TV e até de estruturas externas a Unisul. Para que, de forma convergente e integrada, obtivéssemos recursos e condições reais para o desenvolvimento de um ecossistema digital capaz de abranger diferentes produtos e serviços da cadeia produtiva do setor de conteúdos criativos.

É importante destacar que são grandiosos e valiosos os impactos e resultados que serão obtidos com este projeto. Pois a implantação de um Centro de Produção e Pós-produção de conteúdos criativos na Pedra Branca, irá possibilitar o acesso de empresas da região, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento dos segmentos produtores destes conteúdos no Brasil, bem como, a formação de consórcios, parcerias e redes.

Além disso, irá suprir a lacuna por profissionais qualificados nos segmentos de ponta da cadeia de valor das indústrias criativas. Sem dúvida, cumprir todos esses compromissos e objetivos é um grande desafio. Conforme estabelece a Política Nacional para Conteúdos Digitais Criativos, a implementação do Centro precisa mobilizar a sociedade como um todo. Sejam as forças produtivas privadas, as agremiações associativas e representativas, as instituições financeiras e acadêmicas, os órgãos públicos municipais e estaduais e, ainda, grupos e coletivos sociais que de alguma forma são produtores ou consumidores de conteúdo criativo nacional. Sem dúvida a Unisul está preparada para esta tarefa.

Fonte: UNISUL Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário