De
15 a 17 de abril o MIS e o Cineclube Cinema Unisul abrigarão a Strangloscope – Mostra
Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental. Em sua 8a
edição, a Mostra Strangloscope apresenta uma programação de filmes e vídeos
experimentais sob a curadoria do Duo Strangloscope e com produção em parceria
com o Cine Paredão, da UFSC. Serão 3 dias de intensa atividade artística e
cultural voltada para as artes experimentais audiovisuais e performáticas com
sessões de filmes, debates com diretores, professores e realizadores
audiovisuais, mini curso e performances com muita musica no encerramento de
cada dia de atividade no nosso Centro Integrado de Cultura. Tudo absolutamente
gratuito.
Programa da 8ª Strangloscope – Mostra
Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental:
15 DE ABRIL (Sexta)
18:00horas: - Abertura da 8a edição da Strangloscope-Mostra
Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental
Projeção
externa do videoclipe Sonhos, de Gabraz Sanna
sonhos
brasil/frança/inglaterra
2016
de
gabraz e sara não tem nome
performance
- sara
fotografia,
montagem - gabraz
produção
- anne santos e pedro veneroso
18:30
horas:
Falas
institucionais e Abertura do salão do MIS para exposições das instalações e dos
Panoramas
Panoramas:
3
programas diferentes, sob curadoria do Duo Strangloscope, em loop nas 3 telas
afixadas na parede do salão principal do MIS.
Panorama
1:
Azil
(Asylum) - Marko Milicevic
2015
I Serbia I super 8 I 9min I color
2012
| USA | 02:10 | Color | Stereo | 16:9 | HD | 16mm to digital
Orgasmatique,
Dramatique, Horror - Melissa Bruno
2010
| USA | 2' | B&W | Stereo | 4:3 | SD
Origen
del Mundo - Rrose Present
2015
| Spain | 1' 41" | Color |Stereo | 16: 9 | HD
Primeiroassedio -
Marcelo Tabach
2015
| Brazil | 1’20’’ | Color | Mono | 16:9 | HD
Vía
Láctea - Xisela Franco
Panorama
2:
ACTION
PAINTING NO. 1 / NO. 2 - Krefer & Turca
2014
| Brazil | 6’45’’ | Color | Mute | 3:4 (vertical) | HD
The
Waltz - Maria Felix Korporal
2010
I Itália I 3’12’’ I Color I Stereo I 4:3 I 768x576
Sexo
frágil?! - Júlia Franz
Orwo
Foma - Lia Letícia & Karem Black
Mundo
- Karina Zen
2013
| Brasil | 4’36’’ | Color | No Sound | 16:9
Pearl
Pistols - Kelly Gallagher
Barbie
French Revolución - Azucena Losana y Sebastián Martinez Toro
2015
| Argentina | 4’36’’ | Color | Stereo | 16:9
Panorama
3:
The
Uninvited - Laura Focarazzo
2015
I Argentina I 3’34’’ I Black & White I Digital
Reverse
Metamorphosis - Eleonora Manca 3
On
being an Angel - Monika K. Adler
2014
| United Kingdom | 6’09’’ | Black and White | Stereo | 16:9 | HD
[ INSIDE ] - [ RED BIND - Gilivanka KEDZIOR
& Barbara FRIEDMAN ]
2013
| France | 2’46’’ | Color | Stereo | 16:9 | HD
The
Road to Kalmar - Margaret Rorison
2015
| USA, SWEDEN | 7min | Color | Stereo | 16:9 | 16mm to Digital
De
Dentro para Fora - Livia Sá
2015
| Brazil/USA | 8mins and 50 secs | Color | Stereo | 16:9 | HD
M Λ Ƭ
Ʋ L L Λ - SONIA LAURA
2015
| Italy| 2’07”| b/w - color | stereo | 16:9 | HD
Instalação Escape, do Duo Strangloscope
Escultura
Visual formada por uma rede trançada por fios de barbante, materiais dispostos
entre os fios que refletem e/ou absorvem a luz das imagens projetadas que serão
vídeos pre-gravados do Duo Strangloscope especialmente para a montagem desta
instalação.
Instalação
InTransit, do Duo Strangloscope
A
cada um dos dias a instalação se transformará para receber projeção,
interatividade performática, etc
No
dia 16 de abril a instalação dará a ver a projeção em loop de
The
Waltz - Maria Felix Korporal
2010
I Itália I 3’12’’ I Color I Stereo I 4:3 I 768x576
19:30horas
- performance [ParaAlémDas] Gaiolas, de Daniele Viola – sala MIS
[ParaAlémDas]
Gaiolas é um solo performático que dialoga com questões de liberdade e prisões,
pré-conceitos sociais, (des)igualdades de gênero entre outras inquietações.
[ParaAlémDas] Gaiolas traz para o público o universo das opressões que forjam
nosso comportamento. Qualquer conduta fora do padrão nos joga para um quadro de
loucura. Aqui, é o corpo quem fala, que manifesta sua resistência. O corpo da
performer que grita, que foge e que passa pelos diferentes níveis de violência,
não diz, dança. O que é visto aqui, nada mais é que a condensação de
experiências e sensações.
No Cineclube Cinema Unisul:
20:30horas
– Pré-estréia do longa-metragem experimental Interlúdio, com exibição dos curtas-metragens
Ruina e Digitaria abrindo a sessão, todos do diretor Gabraz Sanna que estará
presente `as sessões com realização de
debates em seguida.
Mesa
de debate composta pelo realizador Gabraz Sanna, Profa. Dra. Ramayana
Lira(Unisul), Profa. Dra. Clelia Mello(UFSC) e Duo Strangloscope.
ruína
brasil
2016
14
min
direção,
fotografia e montagem - gabraz sanna
elenco
- maria bethania e ana galotti
digitaria
ex machina(23 min)
brasil/colombia 2015
brasil/colombia 2015
23
min
direção,
fotografia e montagem - gabraz
elenco
- daniela caldellas e daniel albinati
música
- digitaria
produção
- gabraz e digitaria
Sinopse:
Hoje é sábado, todos meus amigos estão mortos
Ano
de produção: 2015
interlúdio(62
min)
brasil
2016
53
min
direção,
fotografia e montagem - gabraz
produção
e som - anne santos
Sinopse:
Vanessa e Duda chegam em uma nova cidade à procura de paisagens sonoras para
seu novo projeto
Ano
de produção: 2016 – Pré-estréia
Gabraz
Sanna - Gabraz é um artista visual com forte inclinação ao
cinema experimental. Trabalhou em dezenas de projetos entre cinema e artes
plásticas nos mais diversos formatos, alternando e por vezes acumulando as
funções de roteirista, diretor, fotógrafo e montador. Em 2006 estabeleceu uma
parceria com a escritora e psicanalista Lucia Castello Branco para a realização
de uma série de filmes com alguns sujeitos singulares da literatura em língua
portuguesa. Daí nasceu a trilogia 'Absolutamente sós', entre encontros com Manoel
de Barros, Llansol e Bethânia. Recentemente lançou o curta 'We are Dreamers!',
parte do novo filme-disco dos Tindersticks comissionado pelo Clermont Ferrand
Intenational Film Festival e também Ruína, que estreou na Berlinale em 2016. Há
7 anos é curador da Mostra do Filme Livre, um dos
principais festivais de cinema independente do país.
23:00
horas : Festa de comemoração da abertura da mostra com seleção de som
eletrônico dos DJs Cris Clasen & Calvin Treze
16 DE ABRIL (sábado)
16:00
horas: Abertura do MIS para visitação da
exposição com as sessões Panorama e as Instalacoes do Duo Strangloscope
No
dia 17 de abril a instalação In Transit dará a ver como projeção em loop o
filme Jedina - Pani Pawlosky
Experimental
Video | 2015 | Poland | 9'37| Color | Stereo | 1:0 | HD
Lançamento
do livro do prof. Dr. Rodrigo Gerace
CINEMA
EXPLICITO
“Um dos mais completos estudos em língua
portuguesa sobre as representações cinematográficas do sexo, dos stag films no
cinema mudo às vanguardas artísticas, das pornografias alternativas ao
mainstream à estilização do sexo no cinema de autor, que politizou e
escandalizou o desejo por meio de narrativas ora transgressoras e libertárias,
ora confinadas em discursos normativos sobre sexo. Para tanto, são aqui
revistos criticamente os conceitos de obscenidade, pornografias e erotismo em
face dos seus efeitos morais (cambiáveis por censuras e tabus), estéticos e
ideológicos (pelos discursos em torno da imagem do sexo e do corpo), que
dinamizam diversas possibilidades de representação e questionamento. Assim, no
amplo panorama descritivo e analítico o tema, Rodrigo Gerace faz perceber como
as representações cinematográficas potencializaram os dilemas de cada época,
provando que as imagens, das mais desfocadas às mais explícitas, são capazes de
fascinar, incomodar e desestabilizar discursos, seja visualmente, por meio da
cinefilia voyeurística, seja no âmbito performático e político do sexo”.
*Stand
montado pela Livros&Livros para a venda dos exemplares e o escritor estará
presente para autografar o livro.
No Cineclube Cinema Unisul:
17:30horas
`as 19:00horas - Sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris
Miranda que estará presente a sessão com realização de debates em seguida. Mesa
de debate composta pela realizadora Cristiana Miranda, prof. Dr. Rodrigo Garcez, e Duo Strangloscope
Contraponto(3
min)
sinopse:
Uma síntese entre duas experiências temporais opostas. Meditações sobre a
tirania e a volatilidade do tempo.
Vermelha
é a luz do freio (6min44seg)
sinopse:
pequenos gestos de uma longa despedida
ano
de produção: 2013
Maçã
com sabor de gasolina (12min57seg)
sinopse:
não se pode esconder a alma
ano
de produção: 2012
Para
limpar lágrimas, Paulo Leminski. (10min07seg)
sinopse:
a poesia de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um
diamante, uma orquestração de relâmpagos, um poema de amor.
ano
de produção: 2008
Cris
Miranda - Artista visual nascida no Rio de Janeiro, Cristiana Miranda realizou
diversos filmes experimentais exibidos em Festivais Internacionais de Cinema no
Brasil, França, Espanha, EUA, Austrália, Argentina, México e Colômbia. Foi
curadora da Mostra do Filme, no Rio de Janeiro, no ano de 2013, das sessões de
filmes experimentais do Festival Cine Música, em Conservatória, em 2013 e 2012,
júri do Festival International Signes de Nuit, em Paris, em 2013 e
curadora/organizadora da Mostra de filmes experimentais Brasil França, Cinema e
Poesia uma navegação entre névoas e sonhos, realizada na Cinemateca do Museu de
Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM/RJ, em 2013. Em 2015 organizou a primeira
edição do DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental, primeiro
festival de cinema especialmente voltado para a exibição de filmes experimentais
e obras fílmicas expandidas da cidade do Rio de Janeiro. É professora do curso
de Fotografia e Cinema da Universidade Estácio de Sá e aluna do doutorado no
Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da UERJ, com pesquisa voltada
para o cinema experimental e a memória da cidade do Rio de Janeiro.
19:00
horas - Performance Cine Expandido de Cris Miranda
19:30
horas – Projeção externa de Jedina - Pani Pawlosky
Experimental
Video | 2015 | Poland | 9'37| Color | Stereo | 1:0 | HD
20:00
horas às 21:30 horas - Projeção Sessão 1
- Sala de projeção do MIS
Programa
Sessão Strangloscope 1:
BROKEN
TONGUE / Mónica Savirón
O
Bloqueio/Isabel Cordovil
E215.
Dir. Scott Willis
Pulling
Up Roots / Cecelia Condit
ROOM
THOUGHTS / Evelin Stermitz.
Anywhere
But Here / Shubhangi Singh
OCCIDENTE,
Ana Vaz
Vis
a Vis / ABIGAIL CHILD
"FROM
ALLY TO ACCOMPLICE" / Kelly Gallagher
total: 87 minutos de exibição
total: 87 minutos de exibição
21:30
horas: Performance Unknelson, de Andre Arieta
Performance
que envolve música, literatura e vídeo em tempo real: três performers se
revezam entre leituras e escrita de textos(o que é escrito é mostrado ao
público através de uma câmera ligada a um telão), e produção de ruídos com um
rádio fora de sintonia, um aparelho de ultrassom, e uma guitarra e baixo
tocados de forma percussiva, com as cordas para cima sobre uma mesa. Com outras
duas guitarras os performers tocam canções em alguns momentos.
22:00
horas: Som de encerramento
Após
a performance haverá jam session com a banda performática de Andre Arieta e
convidados, levem todos seus instrumentos pois o palco estará aberto a todos
que desejarem tocar
17 DE ABRIL (domingo)
15:00
horas: ABERTURA DA SALA DO MIS (INSTALAÇOES/VIDEOARTES)
No Cineclube Cinema Unisul:
16:00
horas às 20 horas: workshop Cine
Obscenidades – O sexo cinematográfico, com o prof. Rodrigo Gerace (SP) –
4horas/aula com projeção de imagens, trechos de filmes.
O
workshop: Panorama crítico das
representações cinematográficas do sexo, do período silencioso às experimentações
estéticas em torno do corpo e do desejo nas vanguardas artísticas e no cinema
underground. O curso faz uma leitura ideológica e política sobre a abordagem do
sexo, ancorado em Michel Foucault, desde as pioneiras cenas de nudez e beijos
no “cinema de atrações”, passando pelos stag films (erotismo explícito no
início do século XX) e pelas imagens codificadas do sexo no cinema
experimental. O principal objetivo é revelar o arquivo histórico deste
“primeiro cinema”, em filmes raros e transgressores, questionando reflexões
sobre erotismo, pornografia e obscenidade.
O
AUTOR - Rodrigo Gerace é formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e
doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, crítico
e professor de cinema, concebeu a Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema.
Autor da dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006)
e da tese Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2011),
recém lançada em livro pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).
20:00horas:
Projeção na instalação In Transit de:
Losing
the thread, de Vivian Ostrovsky
A
seguir, projeção de fotos Memorias de Vestir, de Analu Prestes e convite à performance do publico dentro da
instalação
20:30
horas as 22:00 horas: Sessão 2 - Projeção de curtas-metragens experimentais na
sala de projeção do MIS
Programa
Sessão Strangloscope 2:
SIMPLE
WORK OUT / Natasha Papadopoulou
LETTERS
FROM MOM/Asia Dér
CALENDAR
GIRLS/Lisa Birke
CORIUM/Clelia
Mello
WHAT
BEAUTY FEELS LIKE/ Fenia Kotsopoulou
DE
REPENTE BARBARA/Antoine Guerreiro do Divino Amor
LA
GRANDE SAFAE/Randa Maroufi
FUCKING
HIM/Adrian Garcia Gomez & C.O. Moed
HER
SILENT SEAMING/Nazli Dinçel
STICK
IT/Stefan Ramírez Pérez
ALL THAT IS LEFT UNSAID/Michele Pearson Clarke
CUT
OUT/Guli Silberstein
BEHIND
THE TORCH LIGHT/Emily Drummer
Total
do tempo de projeção: 82 minutos
22:00
horas: A Instalação In Transit estará
aberta e nela será realizada a performance de encerramento do evento:
Blua
Discórdia - Venuše a Vánek
‘Ventos
do Oeste, brisa suave, filho da Aurora , que impele da primavera de outrora até
a Venus a praia. Ondas de som são transportadas pelo espaço moldando o ar como
escultura fugaz.' - BD
Esta
performance de Blua Discórdia visita Botticelli, em performance solo usando o
elemento presente do acústico som do Contrabaixo em livre improviso, em
contraponto a manifestações digitais do Tcheco Sintetizador granular
MicroGranny(Bastl Instruments) reproduzindo em repetição e retroalimentação dos
ares de seu pulmão."
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