segunda-feira, 11 de abril de 2016

Programa da Mostra Strangloscope

De 15 a 17 de abril o MIS e o Cineclube Cinema Unisul abrigarão a Strangloscope – Mostra Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental. Em sua 8a edição, a Mostra Strangloscope apresenta uma programação de filmes e vídeos experimentais sob a curadoria do Duo Strangloscope e com produção em parceria com o Cine Paredão, da UFSC. Serão 3 dias de intensa atividade artística e cultural voltada para as artes experimentais audiovisuais e performáticas com sessões de filmes, debates com diretores, professores e realizadores audiovisuais, mini curso e performances com muita musica no encerramento de cada dia de atividade no nosso Centro Integrado de Cultura. Tudo absolutamente gratuito.

Programa da 8ª Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental:

15 DE ABRIL (Sexta)

18:00horas:  - Abertura da 8a edição da Strangloscope-Mostra Internacional de Audio, Video/Filme e Performance Experimental

Projeção externa do videoclipe Sonhos, de Gabraz Sanna

sonhos
brasil/frança/inglaterra 2016
de gabraz e sara não tem nome
performance - sara
fotografia, montagem - gabraz
produção - anne santos e pedro veneroso


18:30 horas:
Falas institucionais e Abertura do salão do MIS para exposições das instalações e dos Panoramas

Panoramas:
3 programas diferentes, sob curadoria do Duo Strangloscope, em loop nas 3 telas afixadas na parede do salão principal do MIS.
Panorama 1:
Azil (Asylum) - Marko Milicevic 
2015 I Serbia I super 8 I  9min I color

Before the Portrait - Karissa Hahn 
2012 | USA | 02:10 | Color | Stereo | 16:9 | HD | 16mm to digital

Orgasmatique, Dramatique, Horror - Melissa Bruno
2010 | USA | 2' | B&W | Stereo | 4:3 | SD

Origen del Mundo - Rrose Present
2015 | Spain | 1' 41" | Color |Stereo | 16: 9 | HD

Primeiroassedio - Marcelo Tabach 
2015 | Brazil | 1’20’’ | Color | Mono | 16:9 | HD

Vía Láctea - Xisela Franco

Panorama 2:
ACTION PAINTING NO. 1 / NO. 2 - Krefer & Turca
2014 | Brazil | 6’45’’ | Color | Mute | 3:4 (vertical) | HD

The Waltz - Maria Felix Korporal
2010 I Itália I 3’12’’ I Color I Stereo I 4:3 I 768x576

Sexo frágil?! - Júlia Franz

Orwo Foma - Lia Letícia & Karem Black

Mundo - Karina Zen
2013 | Brasil | 4’36’’ | Color | No Sound | 16:9

Pearl Pistols - Kelly Gallagher

Barbie French Revolución - Azucena Losana y Sebastián Martinez Toro
2015 | Argentina | 4’36’’ | Color | Stereo | 16:9

Panorama 3:
The Uninvited - Laura Focarazzo
2015 I Argentina I 3’34’’ I Black & White I Digital

Reverse Metamorphosis - Eleonora Manca  3

On being an Angel - Monika K. Adler
2014 | United Kingdom | 6’09’’ | Black and White | Stereo | 16:9 | HD

 [ INSIDE ] - [ RED BIND - Gilivanka KEDZIOR & Barbara FRIEDMAN ]
2013 | France | 2’46’’ | Color | Stereo | 16:9 | HD

The Road to Kalmar - Margaret Rorison
2015 | USA, SWEDEN | 7min | Color | Stereo | 16:9 | 16mm to Digital

De Dentro para Fora - Livia Sá
2015 | Brazil/USA | 8mins and 50 secs | Color | Stereo | 16:9 | HD

M Λ Ƭ Ʋ L L Λ  - SONIA LAURA
2015 | Italy| 2’07”| b/w - color | stereo | 16:9 | HD 

Instalação  Escape, do Duo Strangloscope
Escultura Visual formada por uma rede trançada por fios de barbante, materiais dispostos entre os fios que refletem e/ou absorvem a luz das imagens projetadas que serão vídeos pre-gravados do Duo Strangloscope especialmente para a montagem desta instalação.

Instalação InTransit, do Duo Strangloscope
A cada um dos dias a instalação se transformará para receber projeção, interatividade performática, etc
No dia 16 de abril a instalação dará a ver a projeção em loop de
The Waltz - Maria Felix Korporal
2010 I Itália I 3’12’’ I Color I Stereo I 4:3 I 768x576

19:30horas - performance [ParaAlémDas] Gaiolas, de Daniele Viola – sala MIS
[ParaAlémDas] Gaiolas é um solo performático que dialoga com questões de liberdade e prisões, pré-conceitos sociais, (des)igualdades de gênero entre outras inquietações. [ParaAlémDas] Gaiolas traz para o público o universo das opressões que forjam nosso comportamento. Qualquer conduta fora do padrão nos joga para um quadro de loucura. Aqui, é o corpo quem fala, que manifesta sua resistência. O corpo da performer que grita, que foge e que passa pelos diferentes níveis de violência, não diz, dança. O que é visto aqui, nada mais é que a condensação de experiências e sensações.


No Cineclube Cinema Unisul:
20:30horas – Pré-estréia do longa-metragem experimental Interlúdio, com exibição dos curtas-metragens Ruina e Digitaria abrindo a sessão, todos do diretor Gabraz Sanna que estará presente `as sessões  com realização de debates em seguida.
Mesa de debate composta pelo realizador Gabraz Sanna, Profa. Dra. Ramayana Lira(Unisul), Profa. Dra. Clelia Mello(UFSC) e Duo Strangloscope.

ruína
brasil 2016
14 min
direção, fotografia e montagem - gabraz sanna
elenco - maria bethania e ana galotti


digitaria ex machina(23 min)
brasil/colombia 2015
23 min
direção, fotografia e montagem - gabraz
elenco - daniela caldellas e daniel albinati 
música - digitaria
produção - gabraz e digitaria
Sinopse: Hoje é sábado, todos meus amigos estão mortos
Ano de produção: 2015

interlúdio(62 min)
brasil 2016
53 min
direção, fotografia e montagem - gabraz
produção e som - anne santos
Sinopse: Vanessa e Duda chegam em uma nova cidade à procura de paisagens sonoras para seu novo projeto
Ano de produção: 2016 – Pré-estréia

Gabraz Sanna - Gabraz é um artista visual com forte inclinação ao cinema experimental. Trabalhou em dezenas de projetos entre cinema e artes plásticas nos mais diversos formatos, alternando e por vezes acumulando as funções de roteirista, diretor, fotógrafo e montador. Em 2006 estabeleceu uma parceria com a escritora e psicanalista Lucia Castello Branco para a realização de uma série de filmes com alguns sujeitos singulares da literatura em língua portuguesa. Daí nasceu a trilogia 'Absolutamente sós', entre encontros com Manoel de Barros, Llansol e Bethânia. Recentemente lançou o curta 'We are Dreamers!', parte do novo filme-disco dos Tindersticks comissionado pelo Clermont Ferrand Intenational Film Festival e também Ruína, que estreou na Berlinale em 2016. Há 7 anos é curador da Mostra do Filme Livre, um dos principais festivais de cinema independente do país.

23:00 horas : Festa de comemoração da abertura da mostra com seleção de som eletrônico dos DJs Cris Clasen & Calvin Treze

16 DE ABRIL (sábado)

16:00 horas:  Abertura do MIS para visitação da exposição com as sessões Panorama e as Instalacoes do Duo Strangloscope
No dia 17 de abril a instalação In Transit dará a ver como projeção em loop o filme Jedina - Pani Pawlosky
Experimental Video | 2015 | Poland | 9'37| Color | Stereo | 1:0 | HD

Lançamento do livro do prof. Dr. Rodrigo Gerace
CINEMA EXPLICITO
 “Um dos mais completos estudos em língua portuguesa sobre as representações cinematográficas do sexo, dos stag films no cinema mudo às vanguardas artísticas, das pornografias alternativas ao mainstream à estilização do sexo no cinema de autor, que politizou e escandalizou o desejo por meio de narrativas ora transgressoras e libertárias, ora confinadas em discursos normativos sobre sexo. Para tanto, são aqui revistos criticamente os conceitos de obscenidade, pornografias e erotismo em face dos seus efeitos morais (cambiáveis por censuras e tabus), estéticos e ideológicos (pelos discursos em torno da imagem do sexo e do corpo), que dinamizam diversas possibilidades de representação e questionamento. Assim, no amplo panorama descritivo e analítico o tema, Rodrigo Gerace faz perceber como as representações cinematográficas potencializaram os dilemas de cada época, provando que as imagens, das mais desfocadas às mais explícitas, são capazes de fascinar, incomodar e desestabilizar discursos, seja visualmente, por meio da cinefilia voyeurística, seja no âmbito performático e político do sexo”.
*Stand montado pela Livros&Livros para a venda dos exemplares e o escritor estará presente para autografar o livro.

No Cineclube Cinema Unisul:
17:30horas `as 19:00horas - Sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris Miranda que estará presente a sessão com realização de debates em seguida. Mesa de debate composta pela realizadora Cristiana Miranda,  prof. Dr. Rodrigo Garcez, e Duo Strangloscope

Contraponto(3 min)
sinopse: Uma síntese entre duas experiências temporais opostas. Meditações sobre a tirania e a volatilidade do tempo.

Vermelha é a luz do freio (6min44seg)
sinopse: pequenos gestos de uma longa despedida
ano de produção: 2013

Maçã com sabor de gasolina (12min57seg)
sinopse: não se pode esconder a alma
ano de produção: 2012

Para limpar lágrimas, Paulo Leminski. (10min07seg)
sinopse: a poesia de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante, uma orquestração de relâmpagos, um poema de amor.
ano de produção: 2008

Cris Miranda - Artista visual nascida no Rio de Janeiro, Cristiana Miranda realizou diversos filmes experimentais exibidos em Festivais Internacionais de Cinema no Brasil, França, Espanha, EUA, Austrália, Argentina, México e Colômbia. Foi curadora da Mostra do Filme, no Rio de Janeiro, no ano de 2013, das sessões de filmes experimentais do Festival Cine Música, em Conservatória, em 2013 e 2012, júri do Festival International Signes de Nuit, em Paris, em 2013 e curadora/organizadora da Mostra de filmes experimentais Brasil França, Cinema e Poesia uma navegação entre névoas e sonhos, realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM/RJ, em 2013. Em 2015 organizou a primeira edição do DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental, primeiro festival de cinema especialmente voltado para a exibição de filmes experimentais e obras fílmicas expandidas da cidade do Rio de Janeiro. É professora do curso de Fotografia e Cinema da Universidade Estácio de Sá e aluna do doutorado no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da UERJ, com pesquisa voltada para o cinema experimental e a memória da cidade do Rio de Janeiro.

19:00 horas - Performance Cine Expandido de Cris Miranda

19:30 horas – Projeção externa de Jedina - Pani Pawlosky
Experimental Video | 2015 | Poland | 9'37| Color | Stereo | 1:0 | HD

20:00 horas  às 21:30 horas - Projeção Sessão 1 - Sala de projeção do MIS

Programa Sessão Strangloscope 1:

BROKEN TONGUE / Mónica Savirón
O Bloqueio/Isabel Cordovil
E215. Dir. Scott Willis
Pulling Up Roots  / Cecelia Condit
ROOM THOUGHTS / Evelin Stermitz.
Anywhere But Here /  Shubhangi Singh
OCCIDENTE, Ana Vaz
Vis a Vis / ABIGAIL CHILD
"FROM ALLY TO ACCOMPLICE" / Kelly Gallagher
total: 87 minutos de exibição


21:30 horas: Performance Unknelson, de Andre Arieta
Performance que envolve música, literatura e vídeo em tempo real: três performers se revezam entre leituras e escrita de textos(o que é escrito é mostrado ao público através de uma câmera ligada a um telão), e produção de ruídos com um rádio fora de sintonia, um aparelho de ultrassom, e uma guitarra e baixo tocados de forma percussiva, com as cordas para cima sobre uma mesa. Com outras duas guitarras os performers tocam canções em alguns momentos.

22:00 horas: Som de encerramento 
Após a performance haverá jam session com a banda performática de Andre Arieta e convidados, levem todos seus instrumentos pois o palco estará aberto a todos que desejarem tocar



17 DE ABRIL (domingo)

15:00 horas: ABERTURA DA SALA DO MIS (INSTALAÇOES/VIDEOARTES)

No Cineclube Cinema Unisul:
16:00 horas às 20 horas:  workshop Cine Obscenidades – O sexo cinematográfico, com o prof. Rodrigo Gerace (SP) – 4horas/aula com projeção de imagens, trechos de filmes.
O workshop:  Panorama crítico das representações cinematográficas do sexo, do período silencioso às experimentações estéticas em torno do corpo e do desejo nas vanguardas artísticas e no cinema underground. O curso faz uma leitura ideológica e política sobre a abordagem do sexo, ancorado em Michel Foucault, desde as pioneiras cenas de nudez e beijos no “cinema de atrações”, passando pelos stag films (erotismo explícito no início do século XX) e pelas imagens codificadas do sexo no cinema experimental. O principal objetivo é revelar o arquivo histórico deste “primeiro cinema”, em filmes raros e transgressores, questionando reflexões sobre erotismo, pornografia e obscenidade.

O AUTOR - Rodrigo Gerace é formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, crítico e professor de cinema, concebeu a Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema. Autor da dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006) e da tese Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2011), recém lançada em livro pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).

20:00horas: Projeção na instalação In Transit de:
Losing the thread, de Vivian Ostrovsky
A seguir, projeção de fotos Memorias de Vestir, de Analu Prestes  e convite à performance do publico dentro da instalação

20:30 horas as 22:00 horas: Sessão 2 - Projeção de curtas-metragens experimentais na sala de projeção do MIS


Programa Sessão Strangloscope 2:

SIMPLE WORK OUT / Natasha Papadopoulou
LETTERS FROM MOM/Asia Dér
CALENDAR GIRLS/Lisa Birke
CORIUM/Clelia Mello
WHAT BEAUTY FEELS LIKE/ Fenia Kotsopoulou
DE REPENTE BARBARA/Antoine Guerreiro do Divino Amor
LA GRANDE SAFAE/Randa Maroufi
FUCKING HIM/Adrian Garcia Gomez & C.O. Moed
HER SILENT SEAMING/Nazli Dinçel
STICK IT/Stefan Ramírez Pérez

 ALL THAT IS LEFT UNSAID/Michele Pearson Clarke

CUT OUT/Guli Silberstein

BEHIND THE TORCH LIGHT/Emily Drummer

Total do tempo de projeção: 82 minutos


22:00 horas:   A Instalação In Transit estará aberta e nela será realizada a performance de encerramento do evento: 

Blua Discórdia - Venuše a Vánek
‘Ventos do Oeste, brisa suave, filho da Aurora , que impele da primavera de outrora até a Venus a praia. Ondas de som são transportadas pelo espaço moldando o ar como escultura fugaz.' - BD
Esta performance de Blua Discórdia visita Botticelli, em performance solo usando o elemento presente do acústico som do Contrabaixo em livre improviso, em contraponto a manifestações digitais do Tcheco Sintetizador granular MicroGranny(Bastl Instruments) reproduzindo em repetição e retroalimentação dos ares de seu pulmão."





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