segunda-feira, 11 de abril de 2016

Cineclube Cinema Unisul - Clássicos e Strangoscope

14 e 16 de abril de 2016 (Quinta e Sábado), às 20h.
Clássicos: Cantando na Chuva
Direção: Stanley Donen, Gene Kelly
Duração:  103 min
Ano: 1952
País: EUA
Classificação etária: Livre
Sinopse: O filme retrata justamente a mudança do cinem

a mudo para o falado, que data de 1927. Dois famosos bailarinos precisam fazer a mesma transição em suas carreiras. Um se sai muito bem, enquanto o outro se aproveita da amizade com uma jovem que sonha em ser atriz, mas tem que trabalhar como dubladora de sua voz. Quando os dois bailarinos se vêem apaixonados por ela, no entanto, começa uma disputa pela sua atenção.



15 e 17 de abril de 2016  (Sexta e Domingo), horário especial

Programa da 8ª Strangloscope – Mostra Internacional de Áudio, Vídeo/Filme e Performance Experimental:

A programação completa está neste link

A programação que vai acontecer na sala de Cinema do CIC:

15 DE ABRIL (Sexta)
20:30horas – Pré-estréia do longa-metragem experimental Interlúdio, com exibição dos curtas-metragens Ruina e Digitaria abrindo a sessão, todos do diretor Gabraz Sanna que estará presente `as sessões  com realização de debates em seguida.

Mesa de debate composta pelo realizador Gabraz Sanna, Profa. Dra. Ramayana Lira(Unisul), Profa. Dra. Clelia Mello(UFSC) e Duo Strangloscope.

Ruína - Brasil/2016/14 min
direção, fotografia e montagem - Gabraz Sanna
elenco - Maria Bethania e Ana Galotti

Digitaria ex machina - Brasil-Colombia/2015/23 min/
direção, fotografia e montagem - Gabraz
elenco - Daniela Caldellas e Daniel Albinati 
música - Digitaria
produção - Gabraz e Digitaria
Sinopse: Hoje é sábado, todos meus amigos estão mortos
Ano de produção: 2015

Interlúdio - Brasil/2016/53 min
direção, fotografia e montagem - Gabraz
produção e som - Anne Santos
Sinopse: Vanessa e Duda chegam em uma nova cidade à procura de paisagens sonoras para seu novo projeto



16 DE ABRIL (Sábado)
No Cineclube Cinema Unisul:
17:30horas `as 19:00horas - Sessão de curtas-metragens experimentais da diretora Cris Miranda que estará presente a sessão com realização de debates em seguida. Mesa de debate composta pela realizadora Cristiana Miranda,  prof. Dr. Rodrigo Garcez, e Duo Strangloscope

Contraponto(3 min)
sinopse: Uma síntese entre duas experiências temporais opostas. Meditações sobre a tirania e a volatilidade do tempo.

Vermelha é a luz do freio (6min44seg)
sinopse: pequenos gestos de uma longa despedida
ano de produção: 2013

Maçã com sabor de gasolina (12min57seg)
sinopse: não se pode esconder a alma
ano de produção: 2012

Para limpar lágrimas, Paulo Leminski. (10min07seg)
sinopse: a poesia de Paulo Leminski do ponto de vista de quem vê de dentro de um diamante, uma orquestração de relâmpagos, um poema de amor.
ano de produção: 2008

Cris Miranda - Artista visual nascida no Rio de Janeiro, Cristiana Miranda realizou diversos filmes experimentais exibidos em Festivais Internacionais de Cinema no Brasil, França, Espanha, EUA, Austrália, Argentina, México e Colômbia. Foi curadora da Mostra do Filme, no Rio de Janeiro, no ano de 2013, das sessões de filmes experimentais do Festival Cine Música, em Conservatória, em 2013 e 2012, júri do Festival International Signes de Nuit, em Paris, em 2013 e curadora/organizadora da Mostra de filmes experimentais Brasil França, Cinema e Poesia uma navegação entre névoas e sonhos, realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM/RJ, em 2013. Em 2015 organizou a primeira edição do DOBRA Festival Internacional de Cinema Experimental, primeiro festival de cinema especialmente voltado para a exibição de filmes experimentais e obras fílmicas expandidas da cidade do Rio de Janeiro. É professora do curso de Fotografia e Cinema da Universidade Estácio de Sá e aluna do doutorado no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes da UERJ, com pesquisa voltada para o cinema experimental e a memória da cidade do Rio de Janeiro.



17 DE ABRIL (Domingo)
16h às 20 horas:  workshop Cine Obscenidades – O sexo cinematográfico, com o prof. Rodrigo Gerace (SP) – 4horas/aula com projeção de imagens, trechos de filmes.
O workshop:  Panorama crítico das representações cinematográficas do sexo, do período silencioso às experimentações estéticas em torno do corpo e do desejo nas vanguardas artísticas e no cinema underground. O curso faz uma leitura ideológica e política sobre a abordagem do sexo, ancorado em Michel Foucault, desde as pioneiras cenas de nudez e beijos no “cinema de atrações”, passando pelos stag films (erotismo explícito no início do século XX) e pelas imagens codificadas do sexo no cinema experimental. O principal objetivo é revelar o arquivo histórico deste “primeiro cinema”, em filmes raros e transgressores, questionando reflexões sobre erotismo, pornografia e obscenidade.

O AUTOR - Rodrigo Gerace é formado em Sociologia (UNESP), com mestrado e doutorado em Cinema (UFMG e Universidade Nova de Lisboa). Pesquisador, crítico e professor de cinema, concebeu a Mostra Cine Privê – O Erotismo no Cinema. Autor da dissertação O cinema de Lars von Trier: dogmatismo e subversão (2006) e da tese Cinema-explícito: representações cinematográficas do sexo (2011), recém lançada em livro pela Editora Perspectiva e Edições SESC (SP).

20h Projeção na instalação In Transit de:
Losing the thread, de Vivian Ostrovsky
A seguir, projeção de fotos Memorias de Vestir, de Analu Prestes  e convite à performance do publico dentro da instalação

20:30 horas as 22:00 horas: Sessão 2 - Projeção de curtas-metragens experimentais na sala de projeção do MIS




clique aqui e veja a programação completa para abril




Nenhum comentário:

Postar um comentário