terça-feira, 28 de outubro de 2014

Zeca Pires participará da exibição e debate do filme A ANTROPÓLOGA

O cineasta catarinense Zeca Pires vai participar da exibição e debate do filme A ANTROPÓLOGA na próxima quinta-feira (30/10)  na Biblioteca Central da UFSC.

A sessão integra a programação em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A entrada é franca.

Sobre o filme:

Costa da Lagoa, reduto açoriano na ilha de Santa Catarina. Malú (Larissa Bracher) tem 33 anos e realiza no local sua pesquisa de doutorado na área de etnobotânica. Com dona Ritinha (Sandra Ouriques) ela aprende a cultura mística que os descendentes açorianos mantêm viva. Ao acompanhar o tratamento com ervas aplicado em Carolina (Rafaela Rocha de Barcelos), Malú subitamente tem contato com o sobrenatural. Ela passa a enfrentar o ceticismo científico, e tenta provar a experiência que vivenciou.

Sobre o diretor:

José Henrique Nunes Pires, cineasta catarinense que abriu portas, e vem construindo e conquistando com seu currículo um lugar de destaque na história da produção cinematográfica de Santa Catarina. Diretor de dez filmes, entre documentários, curtas e longas-metragens, o cineasta é natural de Florianópolis. Possui formação acadêmica nos cursos de Jornalismo/UFSC, Administração/ESAG, mestrado no Curso de História e é doutorando em Engenharia de Produção, ambos pela UFSC, na área de mídia e conhecimento, com a temática Cinema Digital. Zeca Pires foi um dos fundadores da Cinemateca Catarinense/ABDSC e um dos criadores do Curso de Cinema e Vídeo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Produz curtas desde a década de 1990, e a maioria de seus trabalhos tem um forte vínculo com a cultura popular do Estado, entre os quais destacam-se: co-direção, juntamente com Norberto Depizzolatti, no curta-metragem Manhã (1990) e no documentário Farra do Boi (1991).

Texto: Joana Carla Felicio

Nenhum comentário:

Postar um comentário