sábado, 22 de junho de 2013

Unisul oferece mais de mil bolsas do ProUni

O período de inscrições no portal do MEC já está aberto para os interessados em se candidatar a bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos

A Unisul é uma das universidades credenciadas no Programa Universidade para Todos (ProUni) e oferece 1.009 bolsas em cursos de graduação presenciais e a distância distribuídos nos campi Tubarão, Grande Florianópolis e Virtual. Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior através de bolsa já podem efetuar sua inscrição no portal do MEC, gestor do programa, desde a madrugada desta sexta-feira (21/6).

Para se candidatar, é preciso ter estudado em escola pública, realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2012, e comprovar a carência financeira. Os critérios para a distribuição das bolsas são definidos pelo MEC, organismo responsável pelo credenciamento da Unisul e pela seleção dos interessados.

O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, ressalta que o credenciamento no ProUni demonstra o compromisso da Universidade com o desenvolvimento das comunidades onde atua. “Estamos muito felizes com a possibilidade de ofertar estas bolsas a estudantes catarinenses e de outros 20 estados brasileiros”. Para Herdt, através das bolsas de ensino, que podem ser parciais ou integrais, de acordo com o grau de carência econômica do estudante, a Unisul promove uma inclusão social muito relevante. “Nossa atuação está pautada no atendimento das necessidades destes estudantes”, afirma.

Do total de bolsas disponíveis para estudar na Unisul, 297 são para cursos do campus de Tubarão, 324 para o campus da Grande Florianópolis e 388 para cursos da UnisulVirtual.

Mais informações no portal do MEC
http://prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica/opcao/1/tipo/2

Para informações sobre o curso de Cinema e Audiovisual, acesse: http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/graduacao/cinema-e-audiovisual/#?unidade=11

Filme de professor da UNISUL ganha prêmio no FAM

O documentário Sem perder a ternura, de Márcia Paraiso (ex-professora de Roteiro da UNISUL) e por Ralf Tambke (atual professor de fotografia do Curso de Cinema e Audiovisual) ganhou o prêmio CurtaDOC na 17ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul. O prêmio é um incentivo para a produção de documentários de curta-metragem.

Sem perder a ternura acompanha a vida de Dionatan, que nasceu em um acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, na zona rural de Abelardo Luz, oeste de SC. Ele e seus irmãos estudaram desde criança em escolas com a pedagogia do MST. Hoje, Dionatan é aluno do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul. Sua história e de sua família revela que a luta do movimento vai além da luta pela terra e que sua trajetória é um exemplo de conquista. O filme foi exibido na Mostra Mercosul do FAM 2013.


Prof. Dilma Juliano, Ralf Tambke e Mara Salla

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Filme da UNISUL ganha prêmio no FAM

O curta catarinense Ao Velho Lobo do Mar, do estudante Eduardo Guerreiro, ganhou o prêmio de melhor curta-metragem catarinense eleito pelo juri popular do FAM 2013.

O filme é um Trabalho de Conclusão do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL.

Eduardo Guerreiro se formou em 2011 e esse foi o seu primeiro trabalho profissional na função de roteirista e diretor. Um dos destaques do filme é o belissímo trabalho do ator Severo Cruz.

Eduardo Guerreiro e Mara Salla

Visita ilustre no estande da UNISUL

Mara Salla e Lu Holanda, atriz do filme "Desencanto", de Marco Stroich

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Continua a movimentação no estande da UNISUL

Professores e futuros alunos reunidos

Filme do estudante Flávio Santos faz sucesso no estande da UNISUL

terça-feira, 18 de junho de 2013

Diretor do curta "Sem perder a ternura" o professor de fotografia Ralf Tambke marca presença no estande da UNISUL

Prof. Dilma Juliano, Ralf Tambke e Mara Salla

Movimentação no estande da UNISUL no FAM

Galera marcando presença no estande
Ex-alunos visitam o estande da UNISUL

Mara Salla, coordenadora do curso, e Hércules Nunes Araújo, diretor do campus Grande Florianópolis
 
Aula no FAM

 



sexta-feira, 14 de junho de 2013

Três gerações de coordenadores

Marcelo Esteves, Peter Lorenzo e Mara Salla.

UNISUL no FAM!

Mara Salla (coordenadora do Curso de Cinema da UNISUL) e Celso Santos (organizador do FAM)
Estande montado
 Marcelo Esteves (ex-coordenador do curso de Cinema), Daniel Medeiros (diretor do curta Boa Viagem, selecionado na Mostra Catarinense) e a coordenadora Mara Salla.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Festival de Cinema de Maringá recebe inscrições de filmes nacionais e latino-americanos

Estão abertas as inscrições para a seleção de filmes da mostra competitiva da 10ª Edição do Festival de Cinema de Maringá e 1ª Mostra Competitiva Latino-Americana.

Podem participar longas e curtas-metragens de ficção, documentários e experimentais, em 35 mm ou digitais. As inscrições vão até o dia 30 de junho de 2013. O Festival será realizado entre os dias 28 de agosto e oito de setembro, sem cobrança de ingresso.

Uma das novidades deste ano é a 1ª Mostra Competitiva Latino-americana, que será realizada paralelamente a mostra nacional. Estes filmes serão considerados de sua origem, específicos para esta Mostra.

No ano passado o Festival bateu recorde de inscrição, sendo quase 456 filmes inscritos, Segundo os organizadores do evento, Pery de Canti e Inez Petri, este ano a expectativa é de superar esse número.

Os interessados em inscrever seus filmes para o festival podem acessar o site www.festcinemaringa.com.br e preencher a ficha de inscrição, neste endereço também está o regulamento do evento.

O Festival de Cinema de Maringá conta com o apoio da Concessionária Viapar, que patrocina o evento através da lei Rouanet de incentivo a cultura, Ministério da Cultura e realização da Perfil Consultoria.

Fonte: Assessoria de imprensa Festival de Maringá.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Professora de Cinema de UNISUL fala sobre Mostra Pré-FAM

A professora de Direção Cinematográfica do Curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL Maria Emília de Azevedo deu uma entrevista hoje a tarde para a rádio CBN Diário.

Maria Emília, que também é cineasta, recentemente organizou a Mostra Pré-FAM, que que reuniu mais de 6 mil espectadores em todo o Estado. Na entrevista ela falou sobre os resultados positivos do Pré-FAM.

"É emocionante ler os comentários que recebemos de todas as cidades onde o Pré-FAM foi realizado este ano. Mas só conseguimos chegar a 16 municípios graças ao apoio incansável de nossos parceiros regionais. Sem essa rede de colaboradores, o Pré-FAM não teria atingido tantos lugares diferentes, como cineclubes, salas de aula de crianças e pessoas da Terceira Idade", disse ela.

A ideia do Pré-FAM é descentralizar e democratizar o acesso às produções do cinema do Brasil e países vizinhos em todas as regiões do estado funcionou, tanto que a meta foi superada em mais de 50%.

A expectativa era de quatro mil espectadores, mas até a noite de ontem esta marca chegou a 6.117 pessoas, de diferentes idades e escolaridades.

O FAM 2013 ocorrerá entre os dias 14 e 21 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento tem patrocínio da Petrobras e realização da Associação Cultural Panvision.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

terça-feira, 4 de junho de 2013

FAM 2013 | Selecionados

Curtas apoiados pela UNISUL integram a lista de selecionados da nova edição do festival.

O 17º Florianópolis Audiovisual Mercosul - FAM 2013 divulgou recentemente a lista dos filmes selecionados nas quatro mostras competitivas do festival.

Dentre os selecionados, os curta-metragens "Ao Velho Lobo do Mar", TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do aluno de Cinema e Realização Audiovisual da UNISUL Eduardo Guerreiro; e "Boa Viagem", curta apoiado pela UNISUL  e dirigido pelo ex aluno de Cinema Daniel Medeiros, foram selecionados para a Mostra Catarinense.

Já na Mostra Mercosul, o curta "Sem perder a ternura", dirigido por Márcia Paraiso (ex-professora de Roteiro da UNISUL) e por Ralf Tambke (atual professor de fotografia do Curso de Cinema e Realização Audiovisual), integra a lista de selecionados.

Confira abaixo a lista completa dos filmes selecionados.

Mostra de Curtas Mercosul
9 Vacunas, de Iairi Said, 2012, Ficção, Buenos Aires – Argentina
A dama do Estácio, de Eduardo Ades, 2013, Ficção, Rio de Janeiro – RJ
A guerra dos gibis, de Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins, 2013, Documentário, São Paulo – SP
Altibajos de un petiso, de Fernando Milsztajn, 2013, Ficção, Buenos Aires – Argentina
Borboletas delicadas, de Wladymir Lima, 2013, Experimental, Maceió – AL
Califa 33, de Yanko del Pino, 2013, Documentário, Rio de Janeiro – RJ
Cancha - Antigamente era mais moderno, Luciano Mariz, 2013, Documentário, Campina Grande – PB
Debaixo D`água, de Silvia Batista Godinho, 2011, Ficção, Belo Horizonte – MG
Desencanto, de Marco Stroisch, 2013, Ficção, Florianópolis – SC
Infrarregião, de Jair Sanches Molina Jr., 2013, Experimental, São Paulo – SP
Linear, de Amir Admoni, 2012, Animação, São Paulo – SP
Lobo está, de Marcos Altamirano, 2012, Ficção, Río Cuarto – Argentina
Menino Peixe, de Eva Randolph, 2013, Ficção, Rio de Janeiro – RJ
Monstruo (foto), de Carlos Morelli, 2012, Ficção, Montevideo – Uruguay
O Homem Dublado, de Renato Turnes, 2011, Ficção, Florianópolis – SC
Puntos, de Patricia Gualpa, 2013, Animação, Cordoba – Argentina
Quem tem Medo de Cris Negão, de René Guerra, 2012, Documentário, São Paulo – SP
Quitral, de Francisco J. Paparella, 2013, Ficção, Buenos Aires - BA – Argentina
Sem perder a ternura, de Marcia Paraiso e Ralf Tambke, 2013, Documentário, Florianópolis - SC
Sexta Série, de Cecília Fonte, 2013, Ficção, Recife – PE
Singelos Envelopes, de Bruno Vaks, 2013, Ficção, Rio de Janeiro – RJ
Tesouro, de Carla Pioli e Willy Schumann, 2013, Ficção, Curitiba – PR
Um cigarro, de Fernando Coelho, 2012, Ficção, Curitiba – PR
Uns braços, de Luciano Coelho, 2013, Ficção, Curitiba – PR

DOC-FAM
A mulher de longe, de Luiz Carlos Lacerda, 2012, Rio de Janeiro – RJ (convidado)
Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle, 2012, Rio de Janeiro
Jéssica Cristopherry, de Rodrigo de Luna Vieira , 2013, Salvador - BA
Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, de Riba Castro, 2012, São Paulo - SP
Moacir, de Tomás Lipgot, 2011, Buenos Aires - Argentina
Música Serve Pra isso - Uma história dos Mulheres Negras, de Bel Bechara e Sandro Serpa, 2013, São Paulo - SP
Venimos de muy lejos, de Ricardo Piterbarg, 2012, Buenos Aires - Argentina

Mostra Catarinense
Águas Mornas, de Maurício Venturi, 2013, Ficção, Florianópolis-SC
Ao Velho Lobo do Mar, de Eduardo Guerreiro, 2012, Ficção, Florianópolis-SC
Ausência, de Jardel Tambani, 2012, Documentário, Ibirama-SP
Boa Viagem, de Daniel Medeiros, 2012, Ficção, Florianópolis-SC
Caminhos de Valda, Marlon Gonsales Aseff, 2012, Documentário, Florianópolis-SC
O herói salva a cidade dentro de um sapato, de Yannet Briggiler, 2013, Animação, Florianópolis-SC
Outono, de Ademir Damasco, 2013, Documentário, Florianópolis-SC
Vento Sul, de Renan Cabral Fontana, 2012, Ficção, Florianópolis-SC


Mostra Infanto-Juvenil
A lunática vida de um marisqueiro, de Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hilda Scarpino, 2013, Animação, Vitória - ES
A sombra da Mucuri, de Alunos da escola estadual de Mucuri, 2013, Animação, Vitória - ES
Anima Pars, de Andre Pádua, 2012, Animação, Campinas - SP
Awhenaj, de Alejandro Gallo Bermudez, 2012, Ficção, Buenos Aires - Argentina
Ciclos, de Maxi Bearzi, Damian Dionisio, Marina Ferrnadez, 2013, Animação, Buenos Aires - Argentina
Nuestra Arma es Nuestra Lengua, de Martina Sántolo, 2013, Animação, Buenos Aires - Argentina
O retrato da lua, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt, 2013, Ficção, Curitiba - PR
Siesta, de Juliana Schwindt, 2013, Ficção, Buenos Aires - Argentina
Uma dupla de dois - O Paradeiro de Jorge, de Fernando Coelho, 2012, Ficção, Curitiba - PR


O FAM 2013 ocorrerá entre os dias 14 e 21 de junho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento tem patrocínio da Petrobras e realização da Associação Cultural Panvision.

Fonte: Assessoria de Imprensa FAM