quinta-feira, 7 de novembro de 2019

CINEMA UNISUL PROMOVE Sessão de Curtas - II Mostra de Filmes Universitários


CINEMA UNISUL PROMOVE 

Sessão de Curtas - II Mostra de Filmes Universitários 


O curso de CINEMA UNISUL traz ao CINECLUBE CINEMA UNISUL, a sessão de curtas da II MOSTRA DE FILMES UNIVERSITÁRIOS da 47º edição do Festival de Cinema de Gramado.


O Festival de Cinema de Gramado, ocorreu em agosto desse ano e apresentou a II MOSTRA DE FILMES UNIVERSITÁRIOS, selecionando 18 curtas universitários do Brasil inteiro com uma diversidade de gêneros e temáticas. 

Dentre os filmes selecionados, estiveram dois curtas produzidos dentro do curso em 2018, QUADRO NEGRO de Rodrigo Ribeiro realizado na Unidade de Aprendizagem de Direção de Arte e Identidade Artística e APESAR DESSA MIRAGEM EU NÃO ERREI SEU NOME de Victor Ávila, seu trabalho de conclusão de curso. 

O CINECLUBE CINEMA UNISUL vai exibir os filmes em três sessões, nos dias, 21, 22 e 23 de Novembro de 2019, às 20h, no CINEMA DO CIC. 

Confira a programação:

21 de Novembro, às 20h, (Quinta-feira)

Hoje Teci Imagens que me Habitam Há Muito Tempo (UFC, Dir: Nilo Rivas, 16 min.)
Sinopse: Com linguagem experimental e um estreito diálogo com o vídeo-ensaio, utiliza-se de imagens pessoais, busca resgatar as memórias do diretor durante o período 2015-2018. 

Space Invaders (UFMG, Dir: Diogo D'Melo8 min.)

Sinopse: Crilda, uma viajante espacial de uma galaxia muito distante tem uma missão importante, evitar a destruição de sua raça. Para isso ela conta com a ajuda de Denilson um terráqueo que no futuro será um cientista muito importante, mas que hoje, é um pouco atrapalhado, e a sua  ajuda não sai muito bem como o programado, então ele e seus amigos precisam correr contra o tempo para evitar o pior e restabelecer a paz e a ordem no universo e em suas vidas.

Um Lugar ao Sul (UFPEL, Dir: Gianluca Cozza, 12 min.)
Sinopse: Dame, imigrante senegalês em Pelotas, conquista seu maior sonho, ser jogador profissional de futebol. Em uma viagem para defender seu novo clube, relembra os momentos difíceis que enfrentou: a saudade do Senegal, as dificuldades como vendedor ambulante, a ilegal viagem até o Brasil e a saudade de um amor que ficou para trás.

Feira, Ervas e Raízes (UFPE/CAA, Dir: Rafael Cavalcante, Sérgio Lucas, Cladisson Mélo, Nicole Martins, 7 min.)
Sinopse: A Feira de Caruaru encanta todos aqueles que a visitam. A Feira de Raízes e Ervas é uma das grandes riquezas da local e da cidade pernambucana. Rica em reprodução de conhecimentos e saberes onde se encontram influências de etnias que ajudaram na formação do nosso povo. O documentário tem como cenário e objeto de estudo a feira de ervas de Caruaru e como ela atua na vida do público que a frequenta. O sincretismo religioso, a diversidade e o forte mercado presente na Feira de Ervas e Raízes em Caruaru é algo que queremos mostrar a partir da perspectiva predominantemente da observação. Identificar sinais da crença, religiosidade e suas representatividades. Observar a movimentação no espaço, tal como se desenvolve, e reconhecê-lo como um território carregado de heranças.

O Caos, as Trevas e a Mulher (UFRB, Dir: MarIa Clara Arbex, 6 min.)

Sinopse:  A imagem da imagem.

Jogue Como uma Garota (PUC-SP, Dir: Marília Maaz, 22 min.)
Sinopse: Mesmo sendo o público dominante nos jogos, mulheres continuam sofrendo machismo dentro da própria comunidade. Cansadas de se esconderem por trás de um nome masculino e continuar no anonimato, jogadoras estão unindo suas forças, mostrando suas garras e reafirmando que o ''player 1'' é espaço delas. O documentário ''Jogue como uma Garota'' passa o controle para as mulheres e mostra que, na verdade, quem sempre precisou de resgate era, nada mais, nada menos, o Mario. O castelo está cheio de guerreiras, prontas para vencer o preconceito level por level.

22 de Novembro, às 20h (Sexta-Feira)


A Primeira Vista (PUC-SP, Dir: Mariana Lambert, 14 min.)
Sinopse: Nícolas, jovem de 21 anos, descobriu-se portador de LHON, uma doença responsável pela perda da visão central nos dois olhos. A parte mais difícil veio com todas as adaptações e transformações que teriam que ser feitas e estão em desenvolvimento há 12 meses, desde que recebeu o diagnóstico. Em "À Primeira Vista", Nícolas se vê obrigado a parar tudo e a repensar sua forma de viver dali para frente.

Convite Vermelho (UFF, Dir: João Victor Almeida, 16 min.)
Sinopse: A rotina com os afazeres domésticos ocupa boa parte do dia da Cristina. Os ruídos desses movimentos ecoam por todos os cômodos vazios da casa. A chegada de um convite inesperado interrompe os seus costumes e a levará para um tocante reencontro, repleto de orgulho e saudade.

Quadro Negro (UNISUL, Dir: Rodrigo Ribeiro, 4 min.)
Sinopse: Resiliência e resistência. Sobre o asfalto cinzento, homem negro.

Vício no Amor (PUC-RS, Dir: Guilherme Klafke, 9 min.)
Sinopse: Um mergulho no vício de amar, depender e se tornar parte indivisível. Filme que se torna vício e vício que se torna filme no cruzamento de depoimentos, performance e experimentações.

Apesar dessa Miragem Eu Não Errei seu Nome (UNISUL,Dir: Victor Ávila, 11 min.)
Sinopse: As estranhas vidas de Hobbes, o investigador criminal e Cristal, uma cantora de bar.

A Previsão do Pôr Do Sol (UNICAMP, Dir: Ana Anon, 17 min)
Sinopse: Laís é uma jovem ansiosa que se preocupa demais com muitas coisas do dia-a-dia, enquanto evita confrontar um conflito sério com seu pai, com quem não conversa há mais de um ano. Um dia ela sai da rotina ao admirar um belo pôr do sol que a levará a grandes mudanças.

23 de Novembro, às 20h (Sábado)


Terra (UNB, Dir: Mauricio Ferreira, 20 min)
Sinopse: Uma família espera o fim do mundo.

Censurado (UNB, Dir: Pedro Buson, 9 min)

Sinopse: 1971, ditadura militar: a censura está no seu auge. Em um dia monótono de trabalho, Roberto e Zé têm a difícil tarefa de julgar o filme "Nacional".

O Jirau da Hydro (UFBA, Dir: Felipe Pamplona, 6 min.)
No dia 17 de fevereiro fotos registraram vazamento de rejeitos da bacia de depósitos da mineradora Hydro Alunorte, a empresa e o Governo do estado negaram qualquer incidente. O Instituto Evandro Chagas divulgou um laudo confirmando a contaminação em diversas áreas de Barcarena. O cotidiano da população local foi diretamente afetado por mais um desastre ambiental. 

Cão Maior (UNB, Dir: Filipe Alves Oliveira, 20 min)
Ícaro é um adolescente que busca matar o tédio nas férias. Certo dia ele conhece João e juntos presenciam o aparecimento de uma nova estrela no céu, que torna as noites na Terra vermelhas e quentes.

Sala de Jantar (UFBA, Dir: Mariana Moraes, 12 min)


Sair do Armário (UFRB, Dir: Marina Pontes, 3 min) 
Sinopse: “Eu penso todo o tempo que se tivesse nascido muda, ou se tivesse mantido um juramento de silêncio toda minha vida, teria sofrido igual, e igualmente morreria.” Audre Lorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário