terça-feira, 20 de agosto de 2019

CINEMA UNISUL CONVIDA Inauguração da sala de apoio à amamentação na Unidade Pedra Branca

Larissa Albuquerque, Vanessa Fernandes e Maicon Wronski

CINEMA UNISUL Divulga Unisul prepara sala de apoio à amamentação na Unidade Pedra Branca

A campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano, de 1 a 7 de agosto, foca no apoio dos familiares e, principalmente, na capacitação dos pais, para o sucesso da amamentação e relembra a importância da lactação. A campanha alerta para a conscientização de que a auxilio das pessoas próximas pode ajudar muito às lactantes neste período. A campanha do aleitamento materno, promovida pela OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), ocorre no Brasil e em 170 países, com o tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro”. A Unisul apoia esta campanha e deve inaugurar no mês de agosto dourado a sala de apoio à amamentação, na Unidade Pedra Branca.

Sala de aleitamento materno

A Unisul irá inaugurar a sala de apoio à amamentação e será a 3ª instituição do Estado de Santa Catarina a implantar uma sala de apoio à amamentação certificada pelo Ministério da Saúde. As salas de apoio à amamentação já são uma recomendação do MS e ANVISA há 9 anos, não é uma lei obrigatória, porém é ideal que todas as empresas públicas e privadas apoiem suas trabalhadoras aderindo a esta estratégia de proteção ao aleitamento materno. Pesquisas indicam que muitas mães deixam de amamentar, por não obterem uma rede de apoio, e principalmente, por não haver apoio no local de trabalho.
De acordo com a enfermeira e professora do curso de Enfermagem, Vanessa M. B. Fernandes a ideia da sala surgiu há cerca de três anos, quando uma professora recém retornando de sua licença-maternidade questionou ao apoio docente sobre local para amamentação. “Eu havia concluído há pouco tempo minha pesquisa de mestrado, sobre as salas de apoio a amamentação. Expliquei a ela como funcionava e sugeri que juntas solicitássemos à reitoria a implantação da mesma. Assim começou a trajetória da implantação da sala na Unisul”.
Para a professora Vanessa a sala de apoio a amamentação é fundamental, pois depois da licença-maternidade as mulheres trabalhadoras necessitam de auxílio das empresas para que consigam manter a amamentação exclusivamente até os seis meses e após como amamentação complementar. A sala também pode ajudar a evitar o desmame precoce.
Na visão da enfermeira, a amamentação é a estratégia natural mais sapiente, eficiente e acessível economicamente para melhoria dos indicadores de morbimortalidade infantil. Amamentar transcende o nutrir, envolve relação profunda entre binômio mãe e filho, com repercussões no estado nutricional, imunológico, fisiológico, cognitivo e emocional do bebê, e, na saúde física e emocional materna, explica Vanessa e alerta que muitas vezes se subestima a consequência que sua ausência proporciona.
“De acordo com estudo publicado no jornal acadêmico de Oxford em 2019, realizado em mais de 100 países, o desmame precoce aumenta o risco de doença, sendo estimado a morte de 595 mil crianças e 98 mil mães por ano no mundo. O AME até os 6 meses poderia evitar um desperdício de US$1 bilhão por dia de custos de saúde”.

Inauguração

A sala já está pronta, a Unisul está aguardando os trâmites de certificação pelo Ministério da Saúde, e fará os ajustes caso seja necessário. Após a inauguração e certificação será realizado um trabalho de divulgação para que todas as mulheres trabalhadoras e estudantes saibam que estão numa instituição amiga da mulher trabalhadora que amamenta. E que podem usufruir livremente deste benefício sem custo algum.
“A Unisul será a 3ª instituição do Estado de Santa Catarina a implantar uma sala de apoio à amamentação certificada pelo Ministério da Saúde, ou seja, é a realização de um sonho. Agradeço de coração à todas as pessoas envolvidas, principalmente a Larissa Albuquerque e ao Maicon Wronski que deram asas a este sonho. Continuamos na luta pelos direitos da mulher e da criança”, enfatiza a professora Vanessa.

Papel do enfermeiro

O Enfermeiro tem papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Ele está presente desde o pré-natal, no aconselhamento individual e em grupo, está 24 horas ao lado da puérpera no centro obstétrico e alojamento conjunto, e, por conseguinte, no acompanhamento de puerpério e puericultura na Atenção Básica. Além disso, pode fomentar espaços de discussões e estimular a sociedade a lutar por esta causa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário