quarta-feira, 17 de abril de 2019

CINEMA UNISUL COMEMORA Professora Ramayana Lira assume o Fundo Municipal de Cinema

Na foto, a professora Ramayana Lira ao centro, ladeada pelo vice-presidente e secretario do Funcine e pela superintendente da Fundação Franklyn Cascaes, em frente à Casa da Memória.

CINEMA UNISUL COMEMORA Professora Ramayana Lira assume o Fundo Municipal de Cinema

A professora de Cinema da Unisul,  Ramayana Lira de Sousa acaba de ser nomeada para comandar o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine) após indicação ao cargo pelo conselho setorial do audiovisual do órgão.


O Fundo Municipal de Cinema, instituído pela Lei n° 3252, de 18 de setembro de 1989, é um Instrumento de Gestão voltado à promoção e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual no âmbito do Município de Florianópolis.
Ramayana se torna responsável pela gestão dos recursos e formulação de edital, posição essa, considerada estratégica à área audiovisual por determinar as prioridades de investimentos do Funcine, uma das fontes mais importantes de financiamento para o cinema regional e que atua em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis. “O maior desafio é articular junto à Prefeitura fundos suficientes para o lançamento de mais uma edição do Edital Armando Carreirão, que desde 2015 não é mais realizado, e também que injete no campo dos audiovisuais locais investimentos para recuperar o fôlego de nossa produção”, explica.
O Edital Armando Carreirão foi lançado em 2004 para incentivar a produção audiovisual em Florianópolis. Ao todo foram mais de 30 curtas-metragens produzidos e alguns até de destaque internacional como o curta “Qual queijo você quer? ”, de Cíntia Domit Bittar.
Quando questionada sobre os motivos que levaram a não realização do edital nesses últimos quatro anos, Ramayana atribui a interesses políticos. “Foram várias circunstâncias políticas. É preciso voltar a lembrar aos administradores que o setor do audiovisual é estratégico, que envolve geração de empregos diretos e indiretos, mobiliza outros setores (comércio e turismo, por exemplo) e é uma atividade econômica relativamente limpa em termos ecológicos”.
Ainda assim, Ramayana segue confiante em promover a edição Armando Carreirão este ano.  “Depende só da liberação de recursos pela Prefeitura. Para os alunos da Unisul isso pode ser algo bom, pois vários estudantes e egressos já foram contemplados em editorias passados”, conclui.
A professora Ramayana Lira de Sousa, integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul (PPGCL) e a equipe de professores do curso de Cinema da Unisul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário