quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

FITINHA CREPE DE OURO 2018 - CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO

Os apresentadores Guilherme Ricci e Ariane Cândido durante a cerimônia de premiação do FITINHA


Há 12 anos o curso de Cinema criou a MOSTRA COMPETITIVA FITA CREPE DE OURO. Nela, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes da 8ª fase do curso de Cinema da UNISUL disputam 17 categorias. O evento, tornado público em 2012, reúne um número cada vez maior de participantes.

Há 4 anos, percebemos que os inúmeros filmes realizados dentro das demais fases do curso precisavam sair dos espaços exclusivos das Unidades de Aprendizagem e serem vistos por outras pessoas além dos professores e das turmas em que são produzidos. As produções audiovisuais deviam ganhar um espaço maior que a sala de aula. Desta necessidade criamos o FITINHA CREPE DE OURO, que em 2018 está em sua 4ª edição. As categorias do FITINHA correspondem as Unidades de Aprendizagem em que são produzidos os filmes. Trabalhos criados na aula de Montagem concorrem a Melhor Montagem, filmes criados nas aulas de Roteiro, concorrem a Melhor Roteiro, e assim por diante. Um diferencial do FITINHA é que as inscrições dos filmes são uma opção dos próprios estudantes, em uma mostra do que será a vida de cineasta em festivais mundo a fora. Portanto, nem tudo o que fazemos no curso, é tornado público. 

Porém, o número de inscritos sempre nos surpreende, pois significa que estamos produzindo mais durante os quatro anos da graduação e, também, que nossos estudantes estão mais confiantes em suas aprendizagens. Neste ano tivemos 42 filmes inscritos, o que representa uma parte do que se fez em 2018.

Mais do que uma competição as Mostras vêm, nesse tempo, se tornando um importante momento de congraçamento, quando as equipes podem ver seus trabalhos na tela. 

Inúmeras parcerias vêm se fortalecendo nesse processo, com os grupos de teatro da grande Florianópolis e com os grupos de música, por exemplo, que contribuem de forma generosa com os trabalhos dos nossos estudantes. Neste sentido, através dos trabalhos acadêmicos, os estudantes passam a formar redes de cooperação, que é a maneira de produção cinematográfica por excelência.

Nesses eventos, a forma pública de exibição é mais uma oportunidade de aproximação da universidade com a comunidade externa, mas, principalmente, é uma forma de conhecermos as famílias dos estudantes que confiam em nossa instituição e em nossa formação em Cinema e Audiovisual, trabalho que se iniciou em 1999.  

Assim, o filme que publicamos hoje é parte do registro da cerimônia de premiação do FITINHA CREPE DE OURO 2018. Em breve postaremos o registro da cerimônia de premiação da MOSTRA COMPETITIVA FITA CREPE DE OURO 2018.

Em nome da equipe do curso, desejamos a todxs uma boa sessão!

Mara Salla

Dilma Juliano

Nenhum comentário:

Postar um comentário