quinta-feira, 7 de junho de 2018

Cineclube Cinema Unisul e Cineclube Rogério Zganzerla realizam a Mostra Eduardo Nunes, no CIC

Longa Unicórnio, estrelado por Patrícia Pillar e Barbara Luz
A Mostra Eduardo Nunes, que acontecerá entre os dias 07 e 09 de junho, faz parte da parceria entre o Cine Paredão e Cineclube Rogerio Sganzerla da UFSC, o Cineclube de Cinema da Unisul e o Grupo de Pesquisa Artes e Mestiçagens poéticas, CNPq/UFSC.A mostra contará com dois longas, sendo um deles pré-estreia com a presença de Eduardo, e um workshop ministrado por ele sobre direção cinematográfica.


Eduardo Nunes nasceu em 1969 na cidade de Niterói. Estudou Cinema da UFF. Em 1994 dirigiu seu primeiro curta: SOPRO; seguiram-se outros quatro filmes, que, juntos, receberam mais de 50 prêmios. Entre 1999 e 2014, dirigiu diversos documentários para a TV. Foi professor de Cinema em diversas instituições, e ministrou durante 6 anos a oficina de roteiros na Universitat Salzburg (Áustria). Em 2012, realizou SUDOESTE, seu primeiro longa-metragem, exibido em 27 países e vencedor de 23 prêmios internacionais (incluindo dois Fipresci e o prêmio Andrei Tarkovski). Em 2017, realizou seu segundo longa-metragem, UNICÓRNIO, adaptado da obra de Hilda Hilst. Este filme teve sua premiere internacional em fevereiro de 2018 no 68º Festival de Cinema de Berlim (Berlinale), e já foi exibido e premiado em vários festivais internacionais.


PROGRAMAÇÃO


7 e 9 de junho, às 20h, no Cinema do CIC
SUDOESTE (128 minutos, 2012, p&b)
Sinopse: Numa vila isolada, onde tudo parece imóvel, Clarice percebe a sua vida durando um único dia, em descompasso com as pessoas que ela encontra e que apenas vivem aquele dia como um outro qualquer. Ela tenta entender a sua obscura realidade e o destino das pessoas a sua volta, num tempo circular que assombra e desorienta. O filme estreou na competição do Festival de Rotterdam e ganhou mais de 20 prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8mPhbSYyMdA


8 de junho, às 20h, no Cinema do CIC
UNICÓRNIO (123 minutos, 2017, cor)
*Pré-estreia com a presença de Eduardo Nunes e bate-papo após a sessão Baseado na obra de Hilda Hist. Maria, uma menina, está sentada num banco ao lado de seu pai. A conversa que eles tem ali, conduz a narrativa do filme: acompanhamos a história na rústica casa de campo, onde ela mora com a mãe, e aguardam a volta deste mesmo pai. A relação entre Maria e a sua mãe muda com a chegada de um outro homem. O filme estreou no Festival de Berlim deste ano e já ganhou vários prêmios internacionais. Direção de Eduardo Nunes.


8 de junho, às 17h, no Cinema do CIC
WORKSHOP DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA
No dia 8 de junho, Eduardo Nunes ministrará um workshop de direção cinematográfica. Estão sujeitos à inscrição apenas estudantes de cursos de cinema e audiovisual e pessoas relacionadas a qualquer instituição de cinema. O workshop conta com 25 vagas e acontecerá das 17h às 19h, dando sequência, às 20h, à exibição de Unicórnio. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo email: cineparedao.cinema@contato.ufsc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário