terça-feira, 17 de outubro de 2017

Professora de Cinema UNISUL participa de evento sobre gênero e sexualidade

A professora Ramayana Lira de Sousa, do curso de Cinema UNISUL e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, participou do 3o Seminário Internacional Desfazendo Gênero, que ocorreu de 10 a 13 de outubro em Campina Grande, Paraíba.

O Seminário, que contou com quase 2000 participantes, é um dos maiores fóruns de problematização de como dinâmicas combinadas de sexualização e racialização dos corpos atuam na tessitura dos processos sociais. Aproveitando o caráter interdisciplinar da proposta do Desfazendo Gênero, a Profa Ramayana organizou, junto com a Profa Alessandra Brandão (UFSC), o Simpósio Temático Vidas Precárias, Imagens Sobreviventes: repensando a existência de um cinema queer.


O ST contou com a participação de pesquisadores de várias instituições brasileiras e do exterior, reunindo reflexões sobre a relação entre precariedade, política e estética. "Foi um conjunto empolgante de propostas que recebemos. A excelente resposta que recebemos revela a relevância da abordagem que pretendemos desenvolver, eu e a Profa Alessandra, em um projeto conjunto de pesquisa sobre o Cinema Menor e sua relação com a precariedade", afirma Ramayana.


Dentre os trabalhos apresentados, a Profa Ramayana apresentou sua comunicação oral sobre o cinema lésbico negro, procurando articular uma idea de cinema na precariedade e, principalmente, na sobrevivência, dos sujeitos queer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário