terça-feira, 20 de junho de 2017

Curso de Cinema UNISUL é homenageado na Alesc



Na plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), nessa segunda-feira (19), pessoas e instituições que se destacam na história da produção audiovisual no Estado, por suas diversas contribuições, foram homenageadas. O curso de Cinema e Audiovisual da Unisul também recebeu o reconhecimento na sessão solene alusiva aos 31 anos da Cinemateca Catarinense.

O grande homenageado da noite, Gilberto Gerlach, fundador da Cinemateca Catarinense, destacou a importância da valorização do cinema no Estado, principalmente por ser feito por pessoas. “Acredito que uma sala de cinema é extremamente necessária nas Universidades. Porque o conhecimento das coisas do mundo só pode ser feito através do visual. E certamente o olhar, a sensibilidade das pessoas são responsáveis por estabelecer essa atividade cultural”, defendeu.

A Unisul é pioneira na oferta do curso de Cinema e Audiovisual no estado de Santa Catarina. Sua contribuição está na qualidade dos profissionais homenageados e que receberam o apoio da Universidade de acordo com a coordenadora Mara Salla. “O Curso incentiva essas pessoas e suas produções. Muitos dos homenageados passaram pelo curso.  Ou são alunos, ou são professores. A importância é pela formação. Acho que o curso de Cinema, em que as pessoas podem debater, estudar, conhecer, criar arquivo, ter referência de outras cinematografias faz toda a diferença na hora de realizar”, destacou a coordenadora.

Apaixonada por cinema, professora Mara ainda ressaltou que a inovação é responsável pela qualidade das produções. “Buscamos sempre o novo, o diferente. Porque se a gente ficar consumindo sempre do mesmo, a nossa tendência var ser reproduzir sempre do mesmo. E o curso de Cinema por meio de seus estudantes e professores, que também são cineastas e realizadores audiovisuais, têm feito coisas incríveis, filmes que são premiados no Brasil e no exterior”, contou.

A homenagem ao curso de Cinema e Audiovisual é reconhecida pelo trabalho da Cinemateca, que tem a parceria da Unisul, formando um trabalho em equipe, todos da mesma área. “Foi com o curso de cinema que a gente começou. Ou seja, o Curso também nasce da cinemateca, do grupo de pessoas que fazem cinemateca. Temos que reconhecer nisso os 50 anos de história da Universidade. Nós apoiamos o Pedro na gestão, assim como apoiamos a Carol Marins, apoiamos todo mundo que faz cinema de forma transparente e  entendemos de forma ética, como entendemos que o cinema deve ser feito”, finalizou a professora Mara Salla.

Fonte: Unisul Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário