quarta-feira, 1 de julho de 2015

Programação Cineclube Cinema UNISUL - Julho de 2015


Programação Cineclube Cinema UNISUL -
Julho de 2015


2 e 4 de julho de 2015, às 20h
Sessão Turquia (82min)

Buhar de Abdurrahaman Oner |12 min
Sinopse: Uma mulher prepara o jantar para o seu marido. Não se ouve nada a não ser o som da TV. A câmera se move para o cômodo. É um filme de tomada única no qual décadas de hostilidade conjugal se resolvem com danos extremos.

Gerayis de Cetin Baskin| 16min
Sinopse: Halil vive em uma região montanhosa remota e não tem ouvido falar de seu filho por um longo tempo. Ele tem um vínculo forte com seu cavalo, mas ele também perde isso. Um retrato bonito, íntimo da relação entre um homem e um animal.

Ali ata bak de Orhan Ince | 12min
Sinopse: Faz muito tempo que Ali não vê seu tio. A primeira conversa entre eles revela os julgamentos memorizados pelas crianças na escola, revelando a trágica inadequação do sistema educacional.

As nuvens passam sobre nós de Yasar Arif Karagülle | 15min
Sinopse: Ao retornar para o lugar onde nasceu, Cengiz deverá enfrentar a memória de seu pai, seu próprio passado, e um futuro incerto após a ressaca de Chernobyl.

Sessiz de Rezan Yeslbas | 14min
Sinopse: O ano é 1984. Zeynep, que mora em Diyabrbakir com seus três filhos, quer visitar o marido na prisão. Zeynep só consegue falar em 'curdo', sua língua materna. Contudo, na prisão só é permitido falar em turco, o que a torna incapaz de proferir uma palavra sequer ali. Além disso, ela quer levar um par de sapatos novos para seu marido, mesmo sendo proibido levar qualquer coisa de fora para os prisioneiros.
(Filme vencedor do Festival de Cannes)

Agri e a Montanha de Hasan Serin| 13min
Sinopse: Uma pequena vila aos pés do Monte Ararat. É inverno. Uma garotinha acorda pela manhã. Um pequeno fragmento de seu dia na vila.
(Filme vencedor no Festival de Berlim.)

3 e 5 de julho de 2015, às 20h

Lançamento de Santa Teresa
Direção: Eduardo Baggio
Ano: 2015
Duração: 64 min
Sinopse: As colônias de isolamento mantiveram reclusos milhares de doentes de hanseníase. No Brasil, centenas deles ainda permanecem nessas instituições, para onde foram levados compulsoriamente a partir de uma política pautada no preconceito histórico e em métodos higienistas. O Leprosário Santa Teresa foi uma dessas instituições, localizada no município de São Pedro de Alcântara em Santa Catarina.

9 de julho de 2015, às 20h

CineDesign

Stolarski: fale mais sobre isso de Bruno Porto e Luiz Marcelo Mendes |  41min
Sinopse: André Stolarski foi um dos mais prolíficos designers brasileiros desta virada de século. Seja como designer visual, pensador, autor, curador, professor, seu trabalho e suas idéias influenciaram todos que se aproximaram dele. Este filme mostra um pouco do porque - falando mais sobre isso.

Prelo de Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer | 18min
Sinopse: Os ruídos do século passado ecoam naquela que é uma das únicas oficinas tipográficas de Belo Horizonte. Naquelas máquinas, prensas, tintas e papéis transbordam casos e memórias do tipógrafo Ademir Matias. O documentário Prelo traz reflexões sobre a produção tipográfica contemporânea e toca em temas como a solidão, a persistência e a transformação.

Letras que flutuam de Fernanda Martins | 10min
Sinopse: A pesquisa de Fernanda Martins, documentada neste curta-metragem, resgata o trabalho dos pintores de letreiros ("abridores de letras") dos barcos do Pará, com suas características letras decorativas vitorianas. Tudo isso animado por uma trilha sonora de carimbó paraense!

10 de julho de 2015, às 18h

CineDesign

Maker (Estados Unidos) | 2014  | 65min
Direção: Mu-Ming Tsai
Sinopse: O filme explora ideias, ferramentas e pessoas que estão liderando o "movimento maker". Os "makers" estão reformando a economia através do "faça você mesmo" e do "façamos juntos", no que já está sendo chamado de a Terceira Revolução Industrial. Conceitos inovadores como "open source", fabricação digital, crowdfunding e manufatura local estão ajudando a superar o estereótipo de "geeks" e amadores.

10 de julho de 2015, às 20h
CineDesign
Bill: The master's vision (Suíça) | 2008 | 94min
Direção: Erich Schmid
Sinopse: Ex-aluno da Bauhaus, considerado um dos mais importantes artistas suíços do século 20, diretor da escola de design de Ulm, Bill teve influência direta na implantação do ensino de design no Brasil, tendo ensinado em São Paulo e no MAM RJ. O filme fala sobre sua trajetória no campo da arte, estética e política.

11 de julho de 2015, às 18h

CineDesign

Eames: The Architect & The Painter (Estados Unidos) | 2011 |84min
Direção: Jason Cohn, Bill Jersey
Sinopse: Charles Eames e sua esposa, Ray, formaram uma equipe marcante no design americano do século vinte. Mobiliário, interiores, materiais médicos, filmes, brinquedos, design visual - uma verdadeira atuacão multidisciplinar do pensamento de design aplicado a diversos campos.

11 de julho de 2015, às 20h

CineDesign
Design is One: The Vignellis (Estados Unidos) | 2012 | 86min
Direção: Kathy Brew, Roberto Guerra
Sinopse: Leila e Massimo Vignelli tem sua longa e produtiva carreira retratada neste filme. "Se você não consegue achar (o que precisa), desenhe" - "desde uma colher até uma cidade", recomendava o mestre. Uma das grandes estréias nacionais desta mostra, é um filme definitivo e imperdível!

12 de julho de 2015, às 18h

CineDesign
Design & Thinking (Estados Unidos) | 2012 | 74min
Direção: Mu-Ming Tsai
Sinopse: Pensando negócios para o século 21 - essa é a abordagem principal desse filme, com entrevistas a designers, empreendedores sociais, executivos, em busca de compreender melhor o que é e quais são as potencialidades do design como ferramenta para estruturar o pensamento estratégico.

12 de julho de 2015, às 20h

CineDesign
Design the new business (Holanda) | 2011 | 40min
Direção: Erik Roscam Abbing
Sinopse: Nos tempos de hoje, design e negócios não podem mais ser pensadas como atividades distintas com objetivos individuais.
Design the New Business é um filme dedicado a investigar a forma como designers e empresários estão a trabalhar em conjunto em novas formas de resolver os problemas complexos que o mundo empresarial de hoje está a enfrentar.

16 e 18 de julho de 2015, às 20h

Sessão de Curtas: cinema com sensibilidade

Os Caminhos Desconhecidos do Mundo Luz de Michele Diniz
Sinopse: O documentário acompanha o processo de cinco crianças de comunidades próximas à Universidade durante uma oficina de fotografia e aborda aspectos de educação e desigualdade social, guiado por sons e imagens da infância da realizadora.
Minha Casa, Minha Janela de Priscila Pacheco | 9min
Sinopse: Refletir e noticiar o contexto em que as crianças que participaram do projeto vivem, mas com base na visão em primeira pessoa sobre seu próprio espaço.
Beija Flores de Gabriela Caldas | 10min
Sinopse: Um filme feito por todos alunos da Oficina Inventar com a Diferença Cinema e Direitos Humanos da Escola Municipal Maria Virginia Leite Franco em Laranjeiras Sergipe.
Recortes de Uma Vida de Leandro Cordeiro | 13min
Sinopse: Alceu Gonçalves cria as suas obras com recortes em madeira e sem saber representa parte da arte Naif nacional.

17 e 19 de julho de 2015, às 20h

Sessão SPCine

Hamlet | 2014 | 90min
Direção: Cristiano Burlan
Sinopse: A partir do assassinato de seu pai por seu tio, Hamlet é obrigado a enfrentar suas próprias contradições e as do mundo à sua volta.Originalmente ambientada dentro de um castelo, a tragédia ganha como cenário as ruas da cidade, e é neste espaço onde os impulsos privados afloram a atestam os limites da vingança. Em uma desconstrução de si mesmo, Hamlet mergulha na eterna questão sobre o sentido da existência.

23 e 25 de julho de 2015, às 20h

Sessão SPCine

A Vida Privada dos Hipopótamos| 2014 | 90min
Direção: Maíra Bühler e Matias Mariani
Sinopse: Um técnico de informática americano e entediado se muda para a Colômbia para conhecer os hipopótamos que Pablo Escobar deixou de legado. Lá ele conhece uma bela mulher, filha de um japonês, e uma colombiana, por quem se apaixona profundamente. Os dois começam um relacionamento diferente de tudo que já viveram, mas ele lida com uma pessoa repleta de contradições. O que seria facilmente a trama de um filme de ficção é a história de Christopher Kirk, preso em 2009 no Brasil por tráfico internacional de drogas. Uma história que ele conta obsessivamente e que pode ter a ver, ou não, com sua prisão.
Classificação: 12 anos

24 e 26 de julho de 2015, às 20h

Sessão SPCine

Hamlet | 2014 | 90min
Direção: Cristiano Burlan
Sinopse: A partir do assassinato de seu pai por seu tio, Hamlet é obrigado a enfrentar suas próprias contradições e as do mundo à sua volta.Originalmente ambientada dentro de um castelo, a tragédia ganha como cenário as ruas da cidade, e é neste espaço onde os impulsos privados afloram a atestam os limites da vingança. Em uma desconstrução de si mesmo, Hamlet mergulha na eterna questão sobre o sentido da existência.


30 de julho e 1º de agosto de 2015, às 20h

Classicos: Aniki bob[o (Portugal)

Direção: Manuel de Oliveira | 1942 | 68min
Sinopse: Aniki-Bobó representa a passagem de Manoel de Oliveira do documentário para a ficção. Desde a fotografia, da responsabilidade de António Mendes, ao enredo, ao desenrolar da ação, tudo se encaixa harmoniosamente no filme, ficando dele uma dimensão poética. Uma guerra entre crianças, cheia de hipocrisia, egoísmo, que configura o mundo dos adultos.
Rodado em plena 2ª Guerra é uma mensagem de paz, de reconciliação «feita através do dono da "loja das tentações".

31 de julho e 2 de agosto de 2015, às 20h

Aula de cinema: Linguagem do Cinema III

Coletânea, de 10 títulos, dirigida por Geraldo Sarno, documenta os processos de criação de 12 cineastas brasileiros. A base comum a todos os títulos é uma ou mais entrevistas com o realizador montada com trechos expressivos dos filmes citados.
Nesta sessão estão:
Ana Carolina no País do Cinema (47min)

Espaço e tempo no cinema de Ruy Guerra (55 min)

Nenhum comentário:

Postar um comentário