terça-feira, 7 de julho de 2015

Cineclube Cinema UNISUL | Cinema do CIC - CineDesign

CINEDESIGN - Bienal Brasileira de Design
Programação especial no Cineclube Cinema Unisul

Confira a programação:

QUI09JUL às 20h

Stolarski: fale mais sobre isso | Bruno Porto e Luiz Marcelo Mendes | 41min
Sinopse André Stolarski foi um dos mais prolíficos designers brasileiros desta virada de século. Seja como designer visual, pensador, autor, curador, professor, seu trabalho e suas idéias influenciaram todos que se aproximaram dele. Este filme mostra um pouco do porque - falando mais sobre isso.

Prelo | Raquel Pinheiro e Virgínia Pitzer | 18min
Sinopse Os ruídos do século passado ecoam naquela que é uma das únicas oficinas tipográficas de Belo Horizonte. Naquelas máquinas, prensas, tintas e papéis transbordam casos e memórias do tipógrafo Ademir Matias. O documentário Prelo traz reflexões sobre a produção tipográfica contemporânea e toca em temas como a solidão, a persistência e a transformação.

Letras que flutuam | Fernanda Martins | 10min
Sinopse A pesquisa de Fernanda Martins, documentada neste curta-metragem, resgata o trabalho dos pintores de letreiros ("abridores de letras") dos barcos do Pará, com suas características letras decorativas vitorianas. Tudo isso animado por uma trilha sonora de carimbó paraense!

SEX10JUL às 18h
Maker (Estados Unidos)
Direção Mu-Ming Tsai
Ano 2014
Duração 65min
Sinopse O filme explora ideias, ferramentas e pessoas que estão liderando o "movimento maker". Os "makers" estão reformando a economia através do "faça você mesmo" e do "façamos juntos", no que já está sendo chamado de a Terceira Revolução Industrial. Conceitos inovadores como "open source", fabricação digital, crowdfunding e manufatura local estão ajudando a superar o estereótipo de "geeks" e amadores.

SEX10JUL às 20h

Bill: The master's vision (Suíça)
Direção Erich Schmid
Ano 2008
Duração 94min
Sinopse Ex-aluno da Bauhaus, considerado um dos mais importantes artistas suíços do século 20, diretor da escola de design de Ulm, Bill teve influência direta na implantação do ensino de design no Brasil, tendo ensinado em São Paulo e no MAM RJ. O filme fala sobre sua trajetória no campo da arte, estética e política.

SÁB11JUL às 18h
Eames: The Architect & The Painter (Estados Unidos)
Direção Jason Cohn, Bill Jersey
Ano 2011
Duração 84min
Sinopse Charles Eames e sua esposa, Ray, formaram uma equipe marcante no design americano do século vinte. Mobiliário, interiores, materiais médicos, filmes, brinquedos, design visual - uma verdadeira atuação multidisciplinar do pensamento de design aplicado a diversos campos.

SÁB11JUL às 20h
Design is One: The Vignellis (Estados Unidos)
Direçã: Kathy Brew, Roberto Guerra
Ano 2012
Duração 86min
Sinopse Leila e Massimo Vignelli tem sua longa e produtiva carreira retratada neste filme. “Se você não consegue achar (o que precisa), desenhe" - "desde uma colher até uma cidade", recomendava o mestre. Uma das grandes estreias nacionais desta mostra, é um filme definitivo e imperdível!

DOM12JUL às 18h
Design & Thinking (Estados Unidos)
Direção Mu-Ming Tsai
Ano 2012
Duração 74min
Sinopse Pensando negócios para o século 21 - essa é a abordagem principal desse filme, com entrevistas a designers, empreendedores sociais, executivos, em busca de compreender melhor o que é e quais são as potencialidades do design como ferramenta para estruturar o pensamento estratégico.

DOM12JUL às 20h
Design the new business (Holanda)
Direção Erik Roscam Abbing
Ano 2011
Duração 40min

Sinopse Nos tempos de hoje, design e negócios não podem mais ser pensadas como atividades distintas com objetivos individuais. Design the New Business é um filme dedicado a investigar a forma como designers e empresários estão a trabalhar em conjunto em novas formas de resolver os problemas complexos que o mundo empresarial de hoje está a enfrentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário