sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aula especial é ministrada na UNISUL Pedra Branca

No dia 5 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e o Curso de Cinema e Audiovisual da Unisul receberam a Dra. Flávia Cera, pós-doutoranda em Literatura pela UFSC e psicanalista, para uma aula especial.

A aula especial, intitulada “O que a realidade tem de real?”, foi parte das atividades da disciplina "Políticas do Documentário" e uma ótima oportunidade de integração entre graduandos de cinema e mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

Exibição e debate sobre o filme Jogo de Cena (2007)

A partir da exibição do filme Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, Flávia Cera debateu com os alunos sobre as diferenças entre os conceitos de Real e realidade. Segundo ela, uma vez que, conforme a lição de Freud, a realidade psíquica é mais decisiva do que a realidade material, a realidade não pode ser apreendida objetivamente.

Neste sentido, a verdade do sujeito não estaria no que lhe aconteceu de fato, mas na maneira como ele conta isso, na posição que esse acontecimento tem na trama de sua vida. É essa realidade subjetiva que Coutinho evidencia na ambiguidade entre depoimento e atuação, documentário e ficção.

"A fantasia, que costumamos pensar como o avesso da realidade, é justamente, na psicanálise, a realidade de um sujeito. A fantasia opera aí como uma tela através da qual ele vê o mundo. Não será por acaso, então, que a tela do cinema será um instrumento tão poderoso de afetos. De criação de afetos", afirma Cera, lembrando, no entanto, que um mesmo filme não toca seus espectadores da mesma maneira.

"Alguma cena, alguma fala, toca um e não toca outro, e assim vai se formando a cinemateca de uma vida. Isso nos torna singulares, embora seja com isso que vivemos, que conversamos, que nos relacionamos. (...) O que toca aí é um ponto de entrelaçamento, de amarração entre o mundo e eu", complementa.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário