segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Curso de Cinema da UNISUL sedia Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba

Capital catarinense será uma das paradas da itinerância do FICBIC

No dia 7 de novembro, quinta-feira, a cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis receberá, com o apoio do curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL, algumas das produções que fizeram parte do FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. A exibição dos seis trabalhos selecionados para a versão itinerante do festival será no Auditório do Bloco C da UNISUL – Cidade Universitária Pedra Branca, às 19h30, com entrada gratuita.

Entre os destaques da mostra, está o vencedor do P
rêmio de Melhor Documentário da Olhar Brasilis (Festival de Cinema de Santos), o filme “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013, a produção é a segunda parte da “Trilogia do Cárcere”, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio da cadeia na qual está preso. Cineasta baiano residente em Curitiba, Aly viu seu nome alcançar grande repercussão ao ter seu filme anterior, “A Fábrica”, entre os 11 pré-selecionados para o Oscar de melhor curta-metragem.

A programação conta ainda com o curta "Urânio Picuí" (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho. Os londrinenses também poderão conferir as quatro produções premiadas na Mostra Universitária Competitiva do FICBIC. Os vencedores das categorias ficção, videoclipe, experimental e documentário, além de terem seus filmes exibidos em várias cidades, ganharam passagens para conferir de perto o Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2014.

Depois de ser exibido na grande Florianópolis, o FICBIC passará por mais quatro cidades: Belém (PA), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Bienal Internacional de Curitiba 2013
O FICBIC faz parte das ações comemorativas aos 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba. Iniciada no dia 31 de agosto, a Bienal vai até o dia 1º de dezembro levando a Curitiba obras de mais de 150 artistas contemporâneos dos cinco continentes. Além de exposições em diversos museus e centros culturais, os trabalhos podem ser vistos no espaço público, em parques e até nos ônibus da cidade.

Programação FICBIC Florianópolis

Curtas-metragens nacionais:
. “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba
. “Urânio Picuí” (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho

Vencedores da Mostra Universitária Competitiva:
. Documentário: “Leprosário” (2012, 10min30) de Luís Augusto Barbosa – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
. Experimental: “Meditação: Um Tríptico Telemático” (2013, 10min) de Roderick Steel (USP)
. Ficção: “Antes de Palavras” (2013, 13min04) de Diego Carvalho Sá (Academia Internacional de Cinema – AIC)
. Videoclipe: “Espelho de Alice” (2012, 4min38) de Nathália Araújo Miranda e Gabriel Lima (Universidade Federal da Bahia – UFBA)

BNDES
Além de patrocinar eventos culturais como a Bienal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a economia da cultura com operações de financiamento e de apoio não reembolsável. Nos últimos anos, o BNDES financiou a implantação de uma sala de exibição em Londrina. As operações não reembolsáveis contemplaram ações de patrimônio em Paranaguá e no município de Mallet, além de filmes de produtoras paranaenses selecionados pelo Edital de Cinema.


Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio da Petrobras, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. 

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba

O curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL vai sediar a mais nova edição do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba.

O evento ocorrerá no dia 7 de novembro, no Auditório C do campus UNISUL Pedra Branca. A entrada é gratuita.



Mais informações através da página oficial do festival. Não se esqueça de confirmar sua presença aqui.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Televisão - Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário - São Paulo - 2013

Este livro contém textos que resultaram do seminário temático Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário, realizado no XVI Encontro Anual da Socine, no Senac, em 2012.

O livro está disponível nas seguintes páginas:


Blog Oficial do Curso de Cinema


Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem/UNISUL


Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema

Televisão: Formas Audiovisuais de Ficção e Documentário


Livro organizado pelos professores Gilberto Alexandre Sobrinho, Dilma Beatriz Rocha Juliana e Miriam de Souza Rossini pode ser lido aqui.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SOCINE

Começa hoje o XVII Encontro Socine - A Sobrevivência das Imagens.

Confira o vídeo promocional abaixo e acesse aqui para assistir as palestras ao vivo.

Participe!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Abertura SOCINE

Caros participantes,

Comunicamos que a Pré-SOCINE e a abertura oficial do XVII Encontro SOCINE, no dia 8 de outubro, acontecerão no Centro de Eventos da Associação Catarinense de Medicina em Florianópolis.

Horários e como chegar:

16:00 - 17:30 - Pré-SOCINE: A Sobrevivência das Imagens na América Latina
Convidados: Ana Amado (Universidad de Buenos Aires) e César Guimarães (UFMG)

17:30 - 18:30 - Coffee-break

18:30 - 21:00 - Abertura XVII Encontro SOCINE
Convidados: Raymond Bellour (CNRS/França) e Roger Odin (Paris III - Sorbonne Nouvelle/França)

21:00 - 23:00 - Coquetel de abertura

Endereço: Centro de Eventos ACM
Rodovia SC 401 - Km 04, 3854
Saco Grande
Florianópolis SC
Fone: +55 48 3231 0707

Como chegar: De carro/táxi - 15 minutos do centro de Florianópolis, no
caminho para o norte da Ilha. 500m após o Floripa Shopping
De ônibus - saindo do Terminal do Centro, linhas que sirvam o Norte da Ilha
(Canasvieiras, Ingleses, Jurerê, Sambaqui, Santo Antonio de Lisboa), descer no ponto de ônibus 6, logo após o Floripa Shopping, caminhar 100m (ao lado do Restaurante Myioshi).

HAVERÁ TRANSPORTE DE VOLTA AO CENTRO DE FLORIANÓPOLIS PARA OS PARTICIPANTES INSCRITOS


A programação completa do evento encontra-se publicada em http://socine.org.br/encontro2013/index.html

Abraços

Alessandra e Ramayana 

Confira também o caderno de resumos da SOCINE aqui.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

XVII Encontro Internacional de Cinema ocorre na próxima semana na Unisul Pedra Branca

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) promove o XVII Encontro Internacional de Cinema na Unisul da Pedra Branca, entre os dias 8 e 11 de outubro. O evento tem como tema “A sobrevivência das imagens” e tem como objetivo principal aproximar pesquisadores da América Latina acerca da memória e preservação das imagens no ensino e pesquisa do cinema.

A intenção é dar continuidade ao processo de internacionalização ao promover a pesquisa na América Latina. Interessam ao evento as reflexões sobre a constituição e preservação de acervos públicos e privados, a reutilização de imagens de arquivo e a importância política que as imagens trazem para o mundo contemporâneo.

O comprometimento da Unisul na organização do evento demonstra a importância do Encontro Internacional para consolidar o curso de Cinema da instituição, de acordo com a coordenadora do curso de Cinema e professora Mara Salla. “Também fortalece ainda mais as linhas de pesquisa do PPGCL, que têm cada vez mais abrigado pesquisas sobre o audiovisual”, completa a cineasta.

A Socine é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1996, que tem como principal objetivo promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema. Conta com 1344 sócios, a maioria deles professores e alunos de pós-graduação e

graduação, de instituições dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como instituições de outros países, como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra e outros.

As edições anteriores do Encontro Internacional promovido pela Socine contaram com o apoio de agências de fomento e órgãos institucionais, tais como Capes, CNPq, Fapesp, Faperj e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/Minc).

De acordo com a diretoria da Socine, Santa Catarina foi escolhida para sediar o evento pela maturidade da pesquisa desenvolvida na região e pela intensa participação nas atividades da entidade. O Comitê Organizador desta edição inclui três representantes de Santa Catarina, membros da diretoria da entidade. Anelise Corseuil, da UFSC, Alessandra Brandão e Ramayana Lira, da Unisul.

Mais informações pelo endereço: www.socine.org.br

Fonte: Site Acontecendo Aqui.



Convite: