terça-feira, 1 de outubro de 2013

XVII Encontro Internacional de Cinema ocorre na próxima semana na Unisul Pedra Branca

A Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) promove o XVII Encontro Internacional de Cinema na Unisul da Pedra Branca, entre os dias 8 e 11 de outubro. O evento tem como tema “A sobrevivência das imagens” e tem como objetivo principal aproximar pesquisadores da América Latina acerca da memória e preservação das imagens no ensino e pesquisa do cinema.

A intenção é dar continuidade ao processo de internacionalização ao promover a pesquisa na América Latina. Interessam ao evento as reflexões sobre a constituição e preservação de acervos públicos e privados, a reutilização de imagens de arquivo e a importância política que as imagens trazem para o mundo contemporâneo.

O comprometimento da Unisul na organização do evento demonstra a importância do Encontro Internacional para consolidar o curso de Cinema da instituição, de acordo com a coordenadora do curso de Cinema e professora Mara Salla. “Também fortalece ainda mais as linhas de pesquisa do PPGCL, que têm cada vez mais abrigado pesquisas sobre o audiovisual”, completa a cineasta.

A Socine é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1996, que tem como principal objetivo promover a realização e o intercâmbio de pesquisas e estudos de cinema. Conta com 1344 sócios, a maioria deles professores e alunos de pós-graduação e

graduação, de instituições dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, bem como instituições de outros países, como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra e outros.

As edições anteriores do Encontro Internacional promovido pela Socine contaram com o apoio de agências de fomento e órgãos institucionais, tais como Capes, CNPq, Fapesp, Faperj e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/Minc).

De acordo com a diretoria da Socine, Santa Catarina foi escolhida para sediar o evento pela maturidade da pesquisa desenvolvida na região e pela intensa participação nas atividades da entidade. O Comitê Organizador desta edição inclui três representantes de Santa Catarina, membros da diretoria da entidade. Anelise Corseuil, da UFSC, Alessandra Brandão e Ramayana Lira, da Unisul.

Mais informações pelo endereço: www.socine.org.br

Fonte: Site Acontecendo Aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário