quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Cineclube Cinema Unisul: Mostra Filmes de Montanha


Cineclube Cinema Unisul na Sala de Cinema Gilberto Gerlach, no CIC - Florianópolis.

📅 Dia Dia 08/09, quinta-feira:
El Gran Hito / The great milestone (2020)
Direção: Ignasi López Fàbregas
Duração: 13'
País: Espanha
Sinopse: O hobby de um montanhista é alcançar os cumes das montanhas mais altas. Ele tem um último objetivo a cumprir para completar esta coleção especial: aquele cume impossível, aquele que ele está determinado a escalar, custe o que custar.
Uma mulher entediada de esperar que seu marido retorne de suas escapadas nas montanhas repletas de emoção decidiu buscar alguma aventura própria e tentar uma ascensão mais modesta. Sendo uma mulher, ela terá que superar obstáculos que se revelarão mais difíceis do que realmente alcançar o cume.
DURGA: Forging a New Trail (2021)
Direção: Emily Hopcian
Duração: 21'
País: EUA
Sinopse: Conta a história de Durga Rawal, 34 anos, a única guia de qualquer gênero de seu vilarejo no norte do Nepal. Em um país onde os meninos recebem educação, os homens procuram emprego em cidades maiores e as meninas e mulheres são muitas vezes deixadas para trabalhar em fazendas familiares e dentro de suas casas, Durga é uma história de desafiar as expectativas culturais, sociais e familiares para buscar uma vida independente. É uma história de empoderamento feminino e igualdade de gênero sobre uma jovem mulher corajosa que está forjando seu próprio rastro.
What's in a Name?
Ano de Produção: 2021
Direção: Jules Jimreivat
Duração: 14'
País: EUA
Sinopse: Emigrante brasileira e escaladora profissional Maiza Lima enfrenta a história do racismo e da misoginia na cultura norte americana enquanto abre seu novo setor de escalada esportiva na área rural de Montana, que celebra a verdadeira diversidade do esporte e de nosso mundo.
💶 entrada gratuita
📆 dia 8/09
🕖 horário: 20h
🤸‍♀️ por ordem de chegada, 137 lugares
🛑 classificação indicativa Livre
❤️ recomendável usar máscara

----------------------------------------------------
📅 Dia 09/09, sexta-feira:
Pewen Mapu Kimün (2021)
Direção: Rodrigo Romero
Duração: 8’
País: Chile
Sinopse: Como a água, o conhecimento flui e também tem memória. Antiga sabedoria que não pertence aos humanos, mas à própria Mãe Natureza.
Traditional Alpinism - Experiences cannot be inherited (2021)
Direção: Simon Messner
Duração: 49’
País: Itália
Sinopse: Como parte de uma pequena expedição ao Paquistão, Simon circula o Nanga Parbat de 8.125 metros com seu pai Reinhold e sua namorada Anna. Neste contexto, Simon fala sobre as primeiras tentativas de escalar a montanha Nanga Parbat e as grandes tragédias dos anos 30, ele se lembra da fatídica expedição de 1970, quando seu tio Günther perdeu sua vida na descida sobre o Flanco Diamir e seu pai Reinhold mal sobreviveu. É uma jornada a ser lembrada. A pequena expedição acaba por visitar o remoto Vale Geshot. Aqui o povo vive nas mais modestas circunstâncias de uma forma ainda auto-suficiente. É um mundo que nós, europeus, mal podemos mais imaginar. Aqui, a oeste de Nanga Parbat, pai e filho tentam escalar o Pico Geshot, que ainda não foi escalado, antes de Simon partir para o Karakoram para realizar outro projeto junto com seu parceiro de escalada Martin Sieberer.
Dhaulagiri is my Everest (2021)
Direção: Pavol Barabas
Duração: 64’
País: Eslováquia
Sinopse: Em 1984, Zoltán Demján somou dois oito mil sem oxigênio suplementar. Primeiro, ele escalou a face sul de Lhotse Shar, depois o pilar sul do Monte Everest. Entretanto, o tempo transformou sua descida em um drama. Sua lição de vida acontece durante sua primeira ascensão de Dhaulagiri no estilo alpino. Neste pilar vertical sudoeste, não apenas a maior dificuldade de escalada o aguarda, mas também conhecimentos importantes que mudarão sua vida.
Classificação Indicativa: livre
💶 entrada gratuita
📆 dias 09/09
🕖 horário: 20h
🤸‍♀️ por ordem de chegada, 137 lugares
🛑 classificação indicativa Livre
❤️ recomendável usar máscara

----------------------------------------------------
📅 Dia Dia 10/09, sábado:
La Liste: Everything or Nothing (2021)
Direção: Eric Crosland
Duração: 72 min
País: Canadá
Sinopse: Grandes esquiadores de montanha e amigos íntimos, Jérémie Heitz e Sam Anthamatten são adrenalina-junkies que encontram beleza e exibem graça no perigoso mundo do esqui livre. Sigam-nos enquanto eles partem ao redor do mundo para encontrar os picos de altitude e cordilheiras que excedem os 6000 metros, e façam o que fazem de melhor: esquiar.
Bike2Boat Alps (2021)
Direção: Olaf Obsommer
Duração: 28 min
País: Alemanha
Sinopse: Uma viagem de bicicleta e caiaque pelos Alpes, independente do clima.
O premiado cineasta Olaf Obsommer e sua equipe viajaram em julho de 2020 de rio em rio sobre a principal cordilheira dos Alpes. Sempre em busca dos rios selvagens mais espetaculares das regiões do Tirol e do leste do Tirol na Áustria e do sul do Tirol na Itália.
ATERPEAN ATERI (2021)
Direção: Ruben Crespo
Duração: 5 min
País: Espanha
Sinopse: Após ser ordenado confinado devido à crise de saúde no Covid 19, Mikel vive dia a dia em uma monotonia forçada. Mas a memória de tempos melhores e a ilusão de novas aventuras lhe darão a energia necessária para enfrentar a situação incomum.
💶 entrada gratuita
📆 dias 10/09
🕖 horário: 20h
🤸‍♀️ por ordem de chegada, 137 lugares
🛑 classificação indicativa Livre
❤️ recomendável usar máscara

----------------------------------------------------
📅 Dia 11/09, domingo:
BASALT ISLAND (2022)
Direção: Albéric LEMERCIER & Benoît REGORD
Duração: 28 min
País: França
Sinopse: Nos últimos vinte anos, uma pequena rocha perdida no Oceano Índico tem mantido, em um basalto atípico, uma comunidade de escaladores prolíficos e incrivelmente bem sucedidos (tanto no ambiente natural quanto nos circuitos de competição internacional).
Para encontrá-los, na ilha da Reunion, sugerimos que você vá. Sugerimos que você procure entender como eles foram capazes de transformar o que à primeira vista parece ser uma desvantagem (calor, umidade, muitas vezes rocha sem grãos, isolamento da ilha) em uma força que hoje permite que a Reunion seja uma verdadeira terra de escalada em rocha. Uma viagem vertical para descobrir esta ilha excepcional.
Sueños de Altura (2021)
Direção: Jhasua Medina Pineda
Duração: 84’
País: México
Sinopse: Os pioneiros da escalada mexicana, que fizeram o impossível, precisam ser lembrados. Sueños de Altura é um retrato de uma comunidade ao longo de 100 anos de história. As façanhas e realizações dos escaladores mexicanos de diferentes épocas reunidas em um documentário único.
💶 entrada gratuita
📆 dias 10/09
🕖 horário: 20h
🤸‍♀️ por ordem de chegada, 137 lugares
🛑 classificação indicativa Livre
❤️ recomendável usar máscara
produção e curadoria @cinemaunisul
apoio Cineclube Cinema Unisul
MIS/FCC, Governo do Estado de SC
▶ Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Centro, Florianópolis - SC, 88010-100

Nenhum comentário:

Postar um comentário