quarta-feira, 24 de março de 2021

Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero recebe curtas-metragens para edição 2020/2021


 Edital prorroga inscrições até 11  de maio. Interessadas e interessados podem enviar propostas nas categorias: documentários, ficções, animações e filmes experimentais. Filmes infantis entram nas sessões do Colorindo o Gênero.

O Curta o Gênero, realizado pela ONG Fábrica de Imagens reabre, de 11 de março a 11 de maio de 2021, o período de inscrições online para a nona edição de sua Mostra Internacional Audiovisual, que será apresentada virtualmente.

Com seleção de filmes curtas-metragem que abordem as relações de gênero, o IX Curta o Gênero – edição 2020/2021 tem como tema central “Conexão entre Artes, Ciência e Política para bem viver o presente”.

Clique e inscreva-se

Serão aceitos documentários, ficções, animações e filmes experimentais produzidos a partir de 2019 e que tratem de questões como: sexualidades, raça e etnia, classe, geração, deficiência, migração, violência contra mulher, masculinidades, paternidade, maternidade, LGBTQIAfobias, exploração sexual, direitos sexuais e reprodutivos; Direitos Humanos, entre outros temas conexos (ver regulamento).

O resultado da curadoria será divulgado dia 1º de junho e o público poderá assistir aos curtas selecionados em casa, nas transmissões online que vão acontecer entre os dias 21 e 26 de junho.

Os/as participantes que já se inscreveram seus filmes em 2020 não precisam reenviar os trabalhos na atual fase de prorrogação do edital.

Histórico

Realizado pela ONG Fábrica de Imagens há nove anos, busca promover uma cultura política, estéticas e sociabilidades fundadas na equidade de gênero, intimamente conectada a uma perspectiva antirracista, anticapitalista e de afirmação da sexualidades.

“No contexto atual, insistirmos na realização do IX Curta o Gênero é, sobretudo, uma forma de resistência aos ataques e ameaças que a Cultura, a Arte e a Ciência, bem como as pessoas que atuam no campo dos Direitos Humanos, gênero, sexualidades, feminismos, raça vêm recebendo. Com a Mostra Internacional Audiovisual não é diferente. É uma forma de realizadores e realizadoras audiovisuais difundirem suas obras num contexto tão adverso para a categoria e para quem trabalha com cultura de um modo geral e, para nós enquanto público, continuarmos tendo acesso às produções de boa qualidade e com temáticas tão diversas”, afirma Christiane Ribeiro, diretora da Fábrica de Imagens e uma das organizadoras do evento.

A cada ano, a Mostra  conecta a produção audiovisual cearense, brasileira e internacional e teve, em sua última edição (2019) mais de 360 curtas-metragens inscritos de 14 países. Entre as obras selecionadas, 46  foram dirigidas ou co-dirigidas por mulheres.

Os curtas são agrupados nas sessões: Paratodes; Pequeno Panorama Cearense;  Pequeno Panorama Latino-americano; O que pode o corpo? Desejo, poder e política; E quando elas se juntam? Canto, poesia e revolução e as exibições educativas voltadas ao público infantil no Colorindo O Gênero.

O Curta o Gênero é uma realização da Fábrica de Imagens – ações educativas em cidadania e gênero, com produção Outros Olhares Ponto de Cultura e Cacto – Equidade e Diversidade.

Serviço
Inscrições para a 9ª edição da Mostra Internacional Audiovisual Curta o Gênero
Período: Até 11 de maio
Acesse o regulamento
Clique e inscreva-se

Acesse
Site: fabricadeimagens.org.br/curtaogenero/

Apoio:
Rede Latino-Americana de Gênero e Cultura
Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Enel

Nenhum comentário:

Postar um comentário