segunda-feira, 9 de setembro de 2019

CINEMA UNISUL DIVULGA Inscrições abertas para XV FORCINE



CINEMA UNISUL DIVULGA Inscrições abertas para XV FORCINE

O Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega e representa de forma permanente as instituições e os profissionais brasileiros dedicados ao ensino de cinema e audiovisual. Visando, desde sempre, o desenvolvimento e o fortalecimento dessa atividade.
Seguindo os passos das grandes mudanças ocorridas no início dos anos 60, em algumas cinematografias mundiais, também o cinema brasileiro tomou novos rumos e acompanhou, à sua maneira, a renovação da linguagem fílmica e as mudanças que repercutiam nos modos de produção.
Com isso, a valorização do “cinema de autor”, muitas vezes em oposição à indústria hollywoodiana ou aos filmes ditos “de produtor”, teve como referência não somente questões de linguagem, mas, principalmente, a criação de um novo sentido de estética e a defesa de uma postura, antes de tudo, ideológica.
Logo, havia uma forte inquietação nos meios cinematográficos brasileiros quanto aos novos caminhos (artísticos, ideológicos e de mercado) que estavam por ser trilhados. O movimento cineclubista crescia, palestras começavam a ser organizadas e atrair cada vez mais interessados, seminários e debates formavam um público genuinamente desejoso de discutir o cinema como arte e porta para a reflexão.
Os primeiros cursos de cinema em universidades do país foram na UCMG e o Curso Superior São Luiz, no início dos anos 60, que tiveram curta duração. Os consolidados, criados com poucos anos de diferença e que existem até hoje, foram na UnB, na USP e na UFF, e o primeiro em instituição de ensino privada foi na FAAP. Permitindo assim, aos alunos, uma ampla formação cultural e profissional – além de enfática no redescobrimento da nossa realidade social e, sobretudo, da identidade do brasileiro.
Esse modelo permaneceria inalterado até os anos 90, quando a revolução da tecnologia digital transformaria, definitivamente, os processos de produção de cinema. Novas possibilidades de exibição, facilidade de armazenamento, maior acesso a filmografias, barateamento dos custos de filmagem – fatores que, em duas mãos, contribuíram para a experimentação e popularizaram o cinema enquanto alternativa profissional.
Além disso, em parte por conta das facilidades do digital, em parte decorrendo do aquecimento do nosso mercado, o interesse crescente pela atividade cinematográfica teve eco também no meio acadêmico. O número de cursos dessa área vem aumentando exponencialmente, em especial, nos últimos dez anos.
Incrementando, assim, o contingente de profissionais especializados no mercado de trabalho e também de professores e material teórico, destinados à formação do novo profissional do audiovisual brasileiro.

Todo este movimento, dedicado ao ensino de cinema, pedia uma representatividade mais coesa e, sobretudo, consciente das necessidades e potências da atividade. Nesse contexto, portanto, a criação do Forcine – que congrega profissionais e instituições ligados ao ensino de cinema no Brasil – foi da maior importância.

Programação Prévia do XV Congresso do Forcine 2019

Tema: Democracia e Liberdade no Ensino de Cinema e Audiovisual Brasileiro

Local: Campus Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis/SC
pens in a new window
Período: de 11/9 (quarta-feira) até 14/9 (sábado)

Prédio: Bloco D do CCE Rua Eng. Agronômico Andrei Cristan Ferreira da UFSC Campus Trindade





Faça a sua inscrição em: 

Confira a programação completa em: http://www.forcine.org.br/site/congressos/congresso2019/

Nenhum comentário:

Postar um comentário