quinta-feira, 30 de março de 2017

Cineclube Cinema UNISUL - Especial jornalismo faz documentários

30 de março e 1º de abril de 2017 (Quinta e Sábado), às 20h.

Especial jornalismo faz documentários

Com apresentação dos autores
Duração:  100 minutos
Ano: 2016
Classificação etária: Livre
Santa Catarina / Brasil

Quando você voltar, de Luan Martendal e Stefanie Damazio
Dados do Ministério da Justiça apontam que cerca de 200 mil pessoas desaparecem por ano no Brasil, muitas delas sem deixar vestígios. Em Santa Catarina, cerca de três mil casos são contabilizados anualmente (42,7% envolvendo crianças e adolescentes). O documentário mostra as principais causas e desfechos de desaparecimentos registrados em Santa Catarina, em especial na Grande Florianópolis, nas últimas décadas.

Livrai-nos do mal, de Guilherme Porcher, Nayara Batschke e Stefanie Damazio
Resgata-se um pouco do histórico do antigo leprosário e as mudanças pelas quais ele passou, após o isolamento ser abolido na década de 1960. O Hospital Santa Teresa, em São Pedro de Alcântara, ainda referência no tratamento da Hanseníase, também mantém vários pacientes daquela época obscura, que não conseguiram se adaptar à vida fora dos muros que cercam a pequena vila.

Ilhados: Cuba e EUA, do Bloqueio à Reaproximação, de Michele de Mello
Três famílias cubanas contam a história da relação política entre a ilha caribenha e os Estados Unidos. O documentário percorre três períodos históricos: 1962, quando foi decretado o bloqueio econômico; 1993, ano em que Fidel Castro aprovou a
despenalização do uso do dólar para cidadãos cubanos; e 17 de dezembro de 2014, data em que foi anunciado o restabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países, rompidas desde 1961. Cada família divide um mesmo lar, compartilha diferentes pontos de vista e expectativas sobre as mudanças que ainda podem acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário