segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Palestra Leituras interdisciplinares do cinema e festivais brasileiros


Acontece nesta terça-feira, dia 4 de outubro, a palestra Leituras interdisciplinares do cinema e festivais brasileiros, com a presença da professora de Cinema UNISUL Marilha Naccari e o aluno Alexandre Manoel do Nascimento. A palestra terá início às 20h, na sala 210 do bloco F, no campus Pedra Branca.

Essa palestra tem a finalidade de apresentar ao público o projeto de extensão e as possibilidades de análises interdisciplinares dos dados, convidado alunos e professores de todas as áreas a proporem atividades complementares. O “Diagnóstico de Filmes Brasileiros no Circuito de Festivais” traça um panorama dos filmes, festivais e mostras que ocorrem em território nacional no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015. Partindo da tabulação de fichas de isenção da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica, documento oficial cedido pelo órgão governamental de regulamentação do setor audiovisual, o projeto garante credibilidade e confiabilidade da fonte de dados. Fazendo ainda revisão bibliográfica dos termos usados para a interpretação dos dados.

Os dados preliminares foram a público pela primeira vez em painel no 20º Florianópolis Audiovisual MERCOSUL e no 44º Festival de Cinema de Gramado. Foram, até o dado momento, registradas 5616 exibições de 4063 filmes diferentes, num universo de 84 festivais que ocorreram em 25 estados diferentes do território nacional – dados apenas do ano de 2014. Embora ainda não se tenham em mãos a totalidade do corpus processados, os dados registrados já são o esboço de um quadro geral desses eventos que têm uma suma importância para a produção e para o fomento da indústria audiovisual brasileira, setor em franca expansão.

O projeto acadêmico recebe apoio do Fórum dos Festivais (nacional), da ANCINE (Agência Nacional de Cinema)  e faz parte do Programa de bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES), fomentado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) por recursos provenientes do Artigo 171 da Constituição Estadual aplicados na Universidade do Sul de Santa Catarina – Campus Grande Florianópolis. A pesquisa é realizada pelo acadêmico bolsista Alexandre Manoel Nascimento e pela professora orientadora Marilha Naccari.

O quê: Palestra Leituras interdisciplinares do cinema e festivais brasileiros
Quando: 4 de outubro
Onde: Sala 210 - Bloco F
Horário: das 20h às 21h

Nenhum comentário:

Postar um comentário