terça-feira, 17 de novembro de 2015

UNISUL TERÁ UMA USINA DIGITAL

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 16, o resultado do edital Usinas Digitais. O projeto da Unisul foi aprovado e receberá 4 milhões de reais para a criação de um centro de produção e pós-produção de conteúdos digitais.

O curso de Cinema da Unidade Pedra Branca irá administrar a Usina Digital Unisul, que tem por intuito fortalecer o setor de conteúdos digitais criativos, incentivar projetos de inovação e desenvolvimento tecnológico. Das 81 propostas encaminhadas para participar do certame, a Unisul ficou com a terceira colocação no Edital. “Vamos gerar muitos projetos a partir da Usina Digital. Parabenizo as diferentes áreas da Universidade envolvidas neste trabalho”, diz o reitor da Unisul, professor Salésio Herdt.

A coordenadora do curso, professora Mara Salla, descreve sua alegria com a conquista e considera um prêmio de todos que atuam na área. “O SANTACINE, através de seu presidente, professor Ralf Tambke, e a Fundação Catarinense de Cultura, através de sua presidente Maria Teresinha Debatin, também são parceiros do projeto”, destaca.

Mara Salla afirma que a Usina traz ao estado o suporte audiovisual com tecnologia de ponta. “A indústria audiovisual será aquecida com a Usina Digital Unisul”, diz Mara Salla. De acordo com o professor Ingo Hermann, a Usina Digital passa a integrar o ecossistema da Cidade Criativa Pedra Branca. “Este parque tecnológico abriga, desde 2009, o Inaitec (Instituto de Apoio à Inovação, Incubação e Tecnologia), do qual a Unisul é membro fundador, além do iLab (Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da Unisul)”, comenta.

O Ministério das Comunicações aprovou a estruturação do centro de referência (cluster) na Unisul. Ele potencializará a pesquisa científica, com a finalidade de qualificar a produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos. Entre os objetivos, se destaca a transferência e o compartilhamento da inovação, contemplando toda a cadeia produtiva do audiovisual (cinema, televisão, vídeo e games), comprometida com a qualificação dos profissionais que atuam neste setor. E, por último, uma estruturação de exibição, como sala de cinema do CIC e Unisul TV, permitindo que os conteúdos criados cheguem ao público.

A prof. Mara destaca o papel da AGETEC - Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação da Unisul e o Setor de Prospecção e Elaboração de Projetos: "A participação desses setores e dessas equipes coordenados pelo prof. Paulo Boff e pela Luciana Flor foram fundamentais no sucesso desse projeto".

Os locais aprovados devem ter potencial para se tornar ou se consolidar como Arranjos Produtivos Locais ou Parques Tecnológicos dos setores audiovisual, música e som, visualização aplicativos e jogos eletrônicos. A ideia é aproveitar a estrutura já existente e permitir que várias empresas sejam beneficiadas, gerando desenvolvimento econômico e social. O foco está no estímulo à criação de centros de produção e pós-produção de conteúdos digitais. As ações são gerenciadas pela Secretaria-Executiva. Atualmente, o Ministério possui convênios firmados com os estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e o município de São Paulo.

Fonte: UNISUL Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário