quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Programação Cineclube Cinema UNISUL - Outubro de 2015

Programação de Outubro
Cineclube Cinema Unisul
1 e 2 de outubro de 2015, às 20h (quinta e sábado)
Sessão extra: Desculpe pelo transtorno - A História do Bar do Chico
Direção: Todd Southgate
Ano: 2015
Duração: 80min
Sinopse:
A história de um simpático pescador cujo pequeno bar à beira-mar tornou-se o “marco zero” na batalha de uma comunidade contra o desenvolvimento desenfreado da região e contra os poderosos interesses políticos.

2 e 4 de outubro de 2015, às 20h (sexta e domingo)
sessão: Ademir Damasco
Outono
Diretor: Ademir Damasco
Ano: 2012
Duração: 42min
Sinopse:
Os contrastes e extremos encontrados em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, e como isso vem crescendo a cada ano. De um lado o crescimento desordenado e a imposição de outras culturas, e do outro, o antigo açoriano, com sua própria cultura e crenças, cada vez mais raro hoje em dia.

A origem
Diretor: Ademir Damasco
Duração: 42min
Ano: 2015
Sinopse:
O surf é um esporte totalmente integrado com a natureza, só que usa equipamentos químicos extremamente poluidores. O que este documentário propõem, é um conceito de equipamento totalmente natural, sustentável e biodegradável. Contribuindo assim para um mundo melhor, menos químico e mais natural.

8 e 10 de outubro de 2015, às 20h (quinta e sábado)
SPCINE: Aqui deste lugar
Diretor: Sérgio Machado, Fernando Coimbra
Duração: 87min
Ano: 2015
Sinopse:
Nos últimos anos, em virtude de programas de distribuição de renda como o Bolsa Família, milhões de brasileiros conseguirem sair da situação de pobreza extrema. O filme retrata a vida de três famílias no Ceará, São Paulo e Rio Grande do Sul, acompanhando as transformações em suas vidas ao longo dos anos.

9 e 11 de outubro de 2015, às 20h (sexta e domingo)
SPCINE: Quando eu era vivo
Diretor: Marco Dutra
Duração: 100min
Ano: 2014
Sinopse:
Júnior (Marat Descartes) volta a morar com a família depois que perdeu o emprego e se separou da esposa. Ao chegar na casa que um dia já fora seu lar, ele se sente um estranho e passa seus dias no sofá do velho Sênior (Antônio Fagundes) remoendo a separação, o desemprego e sonhando com a jovem inquilina Bruna (Sandy). Após achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da família e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade.

15 e 17 de outubro de 2015, às 20h (quinta e sábado)
Especial -100 anos de Orson Welles: Its all true
Evento especial em parceria com SOCINE,  Curso de Cinema da UFSC, Programa de Pós-Graduação em Inglês/UFSC e Cinema UNISUL, debate com a professora Catherine Benamou (Universidade da Califórnia) especialista em Orson Welles e a exibição do filme É tudo verdade (1993).

É tudo verdade
Diretor: Bill Krohn, Myron Meisel, Richard Wilson, Orson Welles
Duração: 85 min
Ano: 1993
Sinopse: Em 1942, Orson Welles veio ao Brasil fazer um filme sobre a cultura local, porém o projeto não foi terminado. Este documentário mostra porque o filme não foi concluído, relatando os problemas que apareceram e mostrando cenas que chegaram a ser gravadas.

16 e 18 de outubro de 2015, às 20h (sexta e domingo)
Nego bom de Pulo - Mestre Nô e a Capoeira da Ilha
Diretor: Kiko Knabben
Duração: 83min
Ano: 2014
Sinopse:
Uma história de amor à arte e à cultura e uma vida inteira dedicada à Capoeira. O documentário conta a história de Mestre Nô, um mestre baiano, hoje conhecido internacionalmente por sua tradição e seus fundamentos, que influenciou, de maneira direta, as primeiras gerações de capoeiristas em Florianópolis e contribuiu com a formação de uma identidade chamada de Capoeira da Ilha.

22 e 24 de outubro de 2015, às 20h (quinta e sábado)
Curtas: Camilo Cavalcanti
Seis curtas-metragens do diretor pernambucano Camilo Cavalcanti, entre filmes aclamados e polêmicos.
2010 | my way (7min ), 2009 | mãe dos sertanejos (12min),  2007 | o presidente dos estados unidos (23min), 2005 | rapsódia para um homem comum (25min), 2003 | A historia da eternidade (10min), 2000 | o velho, o mar e o lago (20min)

23 e 25 de outubro de 2015, às 20h (sexta e domingo)
A história da Eternidade
Diretor: Camilo Cavalcanti
Duração: 121min
Ano: 2014
Sinopse:
Em um pequeno vilarejo no Sertão, três histórias de amor e desejo revolucionam a paisagem afetiva de seus moradores. Personagens de um mundo romanesco, no qual suas concepções da vida estão limitadas, de um lado pelos instintos humanos, do outro por um destino cego e fatalista.

29 de outubro a 13 de novembro de 2015 (de quinta a domingo)
Festival Planeta.doc
O Festival Internacional de Cinema Socioambiental – PLANETA.doc estabelece no Brasil uma janela para exibição e premiação de  documentários, programas de televisão e animações que revelem o avanço do conhecimento sobre o funcionamento da Terra como sistema vivo e promovam a reflexão sobre a sociedade contemporânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário