segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Cinema UNISUL: Aula de Fotografia deste sábado

Aconteceu neste sábado (23), no estúdio de Cinema da UNISUL Pedra Branca, a palestra sobre Cinematografia Digital em HighSpeed com Prof. Carlos Alvarez, da Escola de Cinema de Munique - Alemanha.

Na ocasião, os estudantes puderam conhecer a câmera PS-Cam X35, um dos modelos mais avançados na tecnologia da slow motion. O professor Alverez aproveitou para falar tanto sobre as limitações técnicas quanto sobre as possibilidades criativas da utilização de tal velocidade de captação (que possibilita a gravação em imagens já finalizadas, sem necessidade de pós-produção).

Também foram feitos testes de câmera, em que foram filmadas imagens com luz natural a 1500 quadros por segundo (algo que até pouco tempo atrás era impossível, conforme informou Alvarez) e imagens em estúdio (no escuro) com 500 quadros por segundo.

Alvarez aproveitou para elogiar os alunos de Cinema UNISUL, dizendo que eles são muito interessados e já tem um conhecimento muito grande de pós-produção. Ralf Tamble, professor de Direção de Fotografia, afirmou que esse contato com novas tecnologias é importante para os estudantes. Segundo ele, quanto mais eles conhecerem as tecnologias, mais livres eles estarão para criar, e a criatividade é o que mais prezamos no curso.

Confira abaixo mais algumas fotos do evento:














sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cinema UNISUL informa: Palestra com o Prof. Carlos Alvarez da Escola de Cinema de Munique


Neste sábado (23/8), às 9h, teremos uma palestra com Prof. Carlos Alvarez da Escola de Cinema de Munique - Alemanha.

A Cinematografia Digital em HighSpeed.

Durante o evento, os alunos filmarão com a câmera X35 (conforme folder ao lado).

Organização Ralf Tambke, professor de Direção de Fotografia do curso de Cinema UNISUL.


Local: Estúdio 1 de Cinema - Bloco A2
           Unisul Pedra Branca

Evento aberto ao público.

10º Congresso Forcine









quarta-feira, 20 de agosto de 2014

FIDÉ 2015 - Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional do Documentário Estudantil - FIDÉ 2015, que acontecerá na cidade de Curitiba em abril de 2015! FIDÉ Brasil é um festival internacional, voltado à exibição de documentários realizados por alunos de escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Assim como o evento Francês, não se trata de uma mostra competitiva destinada a premiações, e sim uma vitrine ampla e diversa de trabalhos singulares, que fogem da formatação e padronização típicas dos meios tradicionais. Ao longo de três dias serão exibidos documentários de vários países, legendados em português, com destaque para uma seleção especial de filmes apresentados nas últimas edições do festival na França. Além das sessões, haverá debates, encontros com profissionais, entre outras atrações.

Informações no site: http://www.fidebrasil.lesimpatientes.org/

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cineclube

Começa hoje (12/8) o Cineclube Cinema em Transe com o filme O BEIJO AMARGO, de Samuel Fuller. Participem!


Horário: 16h
Local: Auditório C - UNISUL Pedra Branca

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Cineclube Cinema em Transe


3º Curta Brasília – Festival de Cinema de Curta-metragem

O 3º Festival Curta Brasília acontece no Cine Brasília de 27 a 30 de novembro de 2014 e conta, além da mostra competitiva local e nacional, com uma mostra competitiva de videoclipes, mostras paralelas, mostra infantil, oficinas, debates, dentre outras atividades.

Nesse ano, o Festival segue com sua dimensão internacional, mantendo a parceria com a Embaixada da França no Brasil com uma mostra exclusiva de curtas-metragens franceses e com o Prêmio Cine França Brasil (contemplando com passagem aérea para França ao representante de filme vencedor na categoria).

Os filmes selecionados concorrerão a vários prêmios e troféus. Dentre os prêmios, podemos destacar o Prêmio Direitos da Infância, oferecido pelo Instituto Sabin e UNICEF, para o filme que melhor contemple o tema.

O Festival Curta Brasília será dividido em três mostras competitivas, nas quais os filmes concorrerão ao Prêmio Curta Brasília e ao Prêmio Curta Brasil, com 5 mil reais e troféu para cada categoria - decididos pelo Júri Popular. Nesse ano, o Festival conta também com o Prêmio Melhor Videoclipe Nacional, com 2,5 mil reais e troféu, após o sucesso da Mostra de Videoclipes na edição de 2013.

Podem participar:

MOSTRA COMPETITIVA CURTA BRASÍLIA: filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2012, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam do DF ou residentes há mais de dois 02 anos.

MOSTRA COMPETITIVA CURTA BRASIL: filmes produzidos em qualquer formato e gênero, realizados a partir de janeiro de 2012, com duração máxima de 25 minutos, cujos realizadores sejam brasileiros ou residentes no país há mais de 02 anos.

MOSTRA COMPETITIVA DE VIDEOCLIPES: clipes produzidos em qualquer formato e gênero musical, realizados a partir de janeiro de 2012, cujos realizadores sejam brasileiros ou residentes no país há mais de 02 anos.

As inscrições acontecem entre 15 de julho a 15 de agosto de 2014.

O Festival Curta Brasília pretende trazer a pluralidade e a diversidade presentes nos curtas-metragens mostrando, dessa forma, o grande panorama do que está sendo pensado, produzido e registrado por meio do olhar dos cineastas da capital do Brasil e de todo o país.

A realização do Festival Curta Brasília é da Sétima Produções Culturais, que também fez a produção local de mais de 20 mostras de cinema – como o Cinefoot Tour Brasília - Festival de Cinema de Futebol 2013 e 2014, Mostra Ingmar Bergman, Mostra El Deseo: O Cinema de Almodóvar, Mostra Direitos Humanos na América do Sul, Mostra de Cinema Árabe, Mostra de Cinema Mulher em Cena, entre outras.

Site: www.curtabrasilia.com.br

1º Festival Luz de Cinema Latino-Americano

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival Luz de Cinema Latino-Americano, que será realizado em outubro na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba.

O Luz é um festival de curta-metragens, com duas amostras concorrentes: Livre e Universitária. As inscrições vão até o dia 10 de agosto. Mais informações no site oficial do evento.