terça-feira, 15 de julho de 2014

Ramayana Lira, professora de Cinema UNISUL, fala sobre lei que pretende levar o cinema brasileiro para as escolas

Trecho de uma matéria originalmente publicada no site Agencia Brasil.

Uma nova lei pretende levar o cinema brasileiro para todas as escolas. Agora, as escolas terão que exibir mensalmente pelo menos duas horas de filmes produzidos no Brasil. Para cineastas e especialistas, a exibição obrigatória vai ajudar a escoar a produção nacional, além de formar plateia. Será necessário, no entanto, cuidado na seleção dos filmes e no planejamento das aulas.

"Há pelo menos duas formas de o cinema entrar na sala de aula: uma, a mais danosa para a sociedade brasileira, quando entra como substituto do professor ou como simples dispositivo para compensar buraco na ausência do professor. A outra é o cinema como espécie de mediação para que os alunos comecem a entender o mundo. Aí está a grande potência, até mesmo política", explica a professora e pesquisadora RAMAYANA LIRA – integrante do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e professora do curso de Cinema da UNISUL.

Ramayana explica que existe uma especificidade na linguagem audiovisual, que não se trata apenas do conteúdo mostrado no filme, mas também da estética e de outros elementos. Para trabalhar as produções por completo, os professores devem ser capacitados. Segundo ela, é importante a participação dos pesquisadores em cinema nesse processo, além do Poder Público e dos próprios produtores, que terão mais um canal de divulgação das obras.

"Deve haver uma preocupação com os filmes adequados a determinadas faixas etárias, se os filmes funcionam interdisciplinarmente ou só em uma disciplina. A mesma discussão que existe para a escolha dos livros didáticos deverá ocorrer com os filmes", disse ela.

Leia a matéria na íntegra aqui.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cinema UNISUL - Bancas de 7ª Fase

Foto: Prof. Ramayana Lira
As bancas de 7ª fase discutiram os projetos dos seguintes estudantes: ANA CAROLINA BITTENCOURT PACHER (título do projeto: NÓS E AQUELA NUA CRUA CHAMADA ANA MARIA), ANA JÚLIA BATISTA GALVAN (título do projeto: ADÁGIO), CAMILA VIEIRA DA CUNHA PRATES (título do projeto: O VOO DA BORBOLETA), LUIZ RENATOSIGOLO BARZ (título do projeto: TUBÉRCULOS), MARIANA ROZONE DE LUCA (título do projeto: FORA DE TI), MIDYÃ PAULO OLIVEIRA DE ANDRADE (Título do projeto: O BECO), OSIRIS DO CANTO MACHADO FILHO (título do projeto: NUVENS OPACAS, TEMPESTADES TRANSPARENTES), PEDRO PASSOS KARAM (título do projeto: O GUARDA-CHUVA DA MINHA MÃE) e THIAGO CEZAR GOEDERT (título do projeto: THERMOMETER) para termos de aprovação o estudante recebe o parecer dos professores da fase. A partir das conversas/leituras/construções realizadas pelos estudantes, os professores habilitam os projetos que partem para as orientações/acompanhamento de 8ª fase que prevê a realização audiovisual do que foi projetado nesta fase.

Professores presentes na banca:

Mara Salla
Maria Emília Azevedo
Daniel Izidoro
Nádia Neckel