sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cinema UNISUL no FAM

Antonio Celso dos Santos, diretor do FAM, e Mara Salla, coordenadora do curso de Cinema UNISUL

quinta-feira, 29 de maio de 2014

UNISUL no FAM

Mara Salla, coordenadora do curso de Cinema, Guto Aeraphe, diretor do site Webseriados, e José Ricardo Cacciari, aluno do curso

sábado, 24 de maio de 2014

CINEMA UNISUL AGITA O FAM 2014




Cinema Unisul marca presença no FAM 2014

Patrícia Monegatto, Mara Salla e Letícia Friedrich
Letícia Friedrich:  Entrei no curso de Cinema da Unisul em 2002 e me formei em 2005, na época era o único curso nessa área no Sul do Brasil. Eu morava no RS e Florianópolis não era um polo cinematográfico conhecido. Mesmo assim, isso não fez eu desistir do sonho de  estudar o que queria e me mudei para a ilha, com então 17 anos.  Em nenhum momento me arrependi de ter ido estudar na Unisul e encontrei um curso bem estruturado, que se dividia muito bem entre a área técnica e teórica. Durante o curso, conheci e aprendi o ofício da produção cinematográfica. Produzi mais de 20 trabalhos de colegas, sempre sem recursos, na raça e acho que estudar e trabalhar em um centro sem tanta tradição cinematográfica me fez valorizar o ofício da produção. Me mostrou que quando se faz o que se gosta tudo é possível e foi aí que construí minha base para encarar mercados maiores e mais competitivos, como o do Rio de Janeiro, onde vivo hoje e fundei minha produtora em parceria com o Lourenço Sant’Anna, também estudante de cinema em SC.

O filme AMOR, PLÁSTICO E BARULHO abriu a 18ª edição do FAM. Letícia Friedrich assina a coprodução.


Patrícia Monegatto:  Sou de Barra Bonita, interior de São Paulo, vim para Florianópolis com 18 anos pra realizar o sonho de cursar Cinema na Unisul. Todos da minha cidade me acharam louca na época, em 2003, mas mesmo assim não desisti. E não me arrependo, me formei em 2007. O curso me ensinou a entender e praticar o cinema. Sou apaixonada por contar histórias e documentário é minha maior influência. Meu primeiro documentário foi O JARDINEIRO E O PIRATA com Stella Bloss também estudante do curso de Cinema da Unisul. A minha história mais recente é o documentário DIÁRIOS DALTÔNICOS, premiados em alguns festivais, como por exemplo festival de Gramado, Tiradentes, entre outros. A Unisul é minha referência, minha formação, e sobre tudo meu olhar.

O filme DIÁRIOS DALTÔNICOS encerra a Mostra Competitiva Mercosul na 18ª edição do FAM.  Patrícia Monegatto assina a direção.


Foto
Daniel Guilhamet

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Filme co-produzido por ex-aluna de Cinema da UNISUL abre o FAM

Começa hoje o 18º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul. E o filme convidado que abre a Mostra de Longas Mercosul desta edição, Amor, plástico e barulho, de Renata Pinheiro, foi co-produzido por Leticia Friedrich, formada em Cinema pela UNISUL.

A trama acompanha Shelly, uma jovem que sonha em se tornar cantora de brega, inicia sua carreira como dançarina de uma banda, apresentando-se em casas noturnas e programas de TV locais do Recife. Jaqueline, a cantora veterana da banda, é a sua inspiração e um possível espelho do seu destino. Inseridas em um mundo onde tudo é descartável, como o sucesso, o amor e a própria cidade natal.

Amor, plástico e barulho será exibido às 20h, no Auditório Garapuvu da UFSC. Confira a programação completa do FAM aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Atenção estudantes CINEMA UNISUL

Abaixo seguem as datas/períodos da matrícula:

De 21/05/2014 a 10/06/2014 – Primeiro Período (poderá matricular-se em disciplinas/unidades de aprendizagem do 1°, 2°e 3° períodos de aula da UnisulVirtual).

De 17/07/2014 a 28/07/2014 – Segundo Período (poderá matricular-se em disciplinas/unidades de aprendizagem do 2°e 3° períodos de aula da UnisulVirtual).

De 09/08/2014 a 12/08/2014 - Terceiro Período (poderá matricular-se em disciplinas/unidades de aprendizagem do 2°e 3° períodos de aula da UnisulVirtual).

De 17/09/2014 a 29/09/2014 - Quarto Período (Estarão disponíveis para matrícula somente as disciplinas/unidades de aprendizagem presenciais ofertadas de forma concentrada, ofertadas no 2° período do semestre letivo presencial - com início das aulas em06/10/14 e fim em 06/12/14).

Mais informações aqui.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CINEMATECA E MIS- SC PROMOVEM AÇÕES EM PROL DA PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL EM SC

Oficina de Preservação Audiovisual que acontece na próxima semana, marca o inicio das ações.

"Preservar filmes significa coletar, identificar, documentar, estabilizar, recuperar fisicamente, restaurar técnica e esteticamente, transferir para novos suportes de guarda, conservar, catalogar, difundir e disponibilizar para consulta permanente, entre outras tarefas associadas. Mesmo longe do ideal, este trabalho pode ter uma enorme influência na vida de uma comunidade e mesmo de uma sociedade. O Estado brasileiro continua distante do universo da preservação de filmes" assim discorre Hernani Heffner sobre a situação da preservação audiovisual. Presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e conservador chefe da Cinemateca do MAM-Rio, Hernani estará em Florianópolis, no fim de maio, para ministrar a Oficina de Preservação Audiovisual, prestar consultoria aos acervos da Cinemateca Catarinense e Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e, ainda, participar do "Memórias de um continente em Movimento: a história e o papel das cinemateca latino-americanas no presente" durante o 18º Festival Audiovisual Mercosul Florianópolis (FAM).

A Oficina de Preservação Audiovisual surgiu de uma iniciativa da Cinemateca Catarinense em parceria com o Museu da Imagem e do Som, com o intuito de melhorar a capacitação dos técnicos de ambas as instituições e, também, para novos conservadores e técnicos de acervos, visto que os acervos têm crescido nos últimos anos. A oficina acontecerá no MIS/SC, durante as tardes dos dias 22 e 23 de maio, das 13h30min até 17h30min, gratuita e com vagas limitadas. Os interessados devem acessar o site da Cinemateca Catarinense para realizar a inscrição.


OFICINA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL

Quando: 22 e 23 de maio, com quatro horas diárias vespertinas - Das 13h30min até 17h30min
Onde: Museu da Imagem e do Som - Centro Integrado de Cultura (CIC)
[Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis - SC]

Quanto: Gratuito

Inscrições: Enviar por email: nome, profissão e  telefone com assunto "OFICINA DE PRESERVAÇÃO AUDIOVISUAL" para contato@cinematecacatarinense.org até o dia 21/05

Contato: 48 3224 7239 |  www.cinematecacatarinense.org

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Cinema Unisul e Rede Cinépolis

Em nome do curso de Cinema da Unisul gostaria de agradecer e tornar público a parceria que a Rede Cinépolis firmou com este curso.

Os dois conjuntos de projeção em 35mm completos que foram doados pela Rede Cinépolis, e retirados pelos técnicos da Unisul Helder Martinovisky e Daniel Medeiros, servirão para a nossa primeira sala de cinema em 35mm aqui do curso. A previsão de inauguração da sala é no encerramento do segundo semestre de 2014, durante a Mostra Competitiva FITA CREPE DE OURO.

Aproveito para retificar que os equipamentos incrementarão ainda mais as aulas de Direção de Fotografia, Direção Cinematográfica e todas as atividades curriculares cuja análise fílmica é essencial.

Em nome do curso de Cinema da Unisul agradeço ao sr. Adrián Aguilera e a sra. Vânia Matesco, da Rede Cinépolis do Brasil.

Mara Salla
Coordenação Cinema e Audiovisual da UNISUL

P.S: Confira a programação das salas da Cinépolis aqui.