sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aluna de cinema da UNISUL distribui seu livro gratuitamente



A autora do livro de poemas LUXURIOSA CATARSE quer desapegar-se da sua obra e entregá-la ao público.

A aluna de cinema Bruna Konder está distribuindo o seu livro, LUXURIOSA CATARSE, gratuitamente em Florianópolis. A informação é do jornal Diário Catarinense.

A iniciativa contou com a participação de alguns amigos, que ajudaram a jovem autora a distribuir sua obra em caixas de correio nos bairros Trindade, Jardim Anchieta e Pantanal. Os próximos bairros que receberão exemplares do livro serão o Centro e os localizados nas praias da Ilha.

"Estou doando para que minhas poesias e memórias passadas possam ser livres. É uma forma saudável de fazer uma limpeza em meu coração", disse a autora, que é formada em Cinema pela UNISUL.

Neta da escritora e atriz Márcia Konder, Bruna é sócia de uma produtora de videoarte e publica textos no blog Redoma de Cetim, onde assina com o pseudônimo Carlota Violeta.

Fonte: Diário Catarinense. Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Professora de Cinema da Unisul é contemplada com bolsa da Comissão Fulbright


A professora Ramayana Lira de Sousa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do Curso de Cinema e Audiovisual, foi contemplada com bolsa da Comissão Fulbright, uma das mais prestigiosas agências de fomento do mundo. 

A professora participa, de janeiro a maio, do Programa Scholar-in-Residence. O programa apoia a visita de professores por um semestre em universidades que enfatizam as humanidades. No caso da professora Ramayana, ela desenvolverá atividades de ensino e pesquisa no Dickinson College, instituição reconhecida pelo currículo internacionalizado e pela educação global.

"Ministrarei dois cursos", explica, "Um de cultura afro-brasileira e outro de cinema e literatura brasileiros. Além disso, organizo uma pequena de mostra de cinema afro-brasileiro e converso e oriento alunos de Dickinson que, em geral, revelam muito interesse pelo Brasil".

Além das atividades acadêmicas dentro da universidade a professora também se envolve com a comunidade de Carlisle, cidade onde está situado o College.

Ainda como parte de suas atividades nos EUA, a professora proferirá palestras na Pensilvaniana e em Nova Orleans e apresentará trabalho na Conferência da American Comparative Literature Association.
"É vital que pesquisadores circulem pelo mundo e possam trocar ideias", conclui.     

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Últimos dias de inscrição no FAM



Festival ocorrerá entre os dias 23 e 30 de maio.

Faltam apenas sete dias para que se encerrem as inscrições para o 18º FAM - Florianópolis Audiovisual Mercosul, o maior festival de Cinema de Santa Catarina. Interessados devem inscrever seus trabalhos até o dia 28 de fevereiro, pelo site oficial do evento.

Este ano, as mostras competitivas de curtas serão exibidos sempre no primeiro horário noturno. Para se inscrever no FAM é necessário ter legendas em português ou espanhol e a classificação indicativa do filme. Mas se você ainda não as tiver é possível solicitar a realização destes serviços com parceiros do FAM, diretamente na ficha de inscrição.

Confira abaixo as categorias disponíveis.


Mostra Catarinense
De caráter competitivo, em 2014 a mostra exclusiva às produções de curtas-metragens do estado de Santa Catarina conquistou o merecido destaque e será exibida às 19h, na sessão que antecede o longa-metragem da noite.

Mostra Infantojuvenil
Crianças e adolescentes continuam tendo sessões próprias, que acontecem desde 2002, ininterruptamente, durante a semana do evento. São oito sessões prestigiadas por crianças e jovens de várias escolas locais, abertas também a outros grupos e centros de assistência social. Os filmes participantes não têm limite de duração, contanto que dialoguem diretamente com essa galera.

Mostra de Curtas MERCOSUL
A mostra competitiva de onde o público pode ter a certeza que vai sair com uma amostra do que se produz de curta-metragem no Brasil e nos países vizinhos. Sem restrições de tema ou gênero, a regra aqui é ter até 30 minutos.

Doc-FAM
Documentar é preciso – e os países do MERCOSUL são bons nisso! A mostra competitiva para documentários de média e longa-metragem recebe obras primorosas. Neste ano, ganhou a telona do auditório Garapuvu, com mais espaço e melhor qualidade para assistirmos aos filmes documentários.

O regulamento de inscrição pode ser acessado aqui. Corra que ainda dá tempo!

Fonte: Assessoria de imprensa FAM.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prêmio ABC 2014



Estão abertas as inscrições para o Prêmio ABC, promovido pela Associação Brasileira de Cinematografia. Interessados devem inscrever seus trabalhos no site oficial da ABC. Confira o regulamento aqui.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Matrículas Disciplinas Isoladas - Em breve

Para você que ainda não conseguiu fazer a sua matrícula no curso de Cinema da UNISUL, não se preocupe. Em breve abriremos as matrículas para disciplinas isoladas.

Fique atento no site da UNISUL e aqui no blog do curso de Cinema para mais novidades.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Matrículas CINEMA UNISUL - Ainda dá tempo!

Atenção alunos!

Ainda dá tempo de matricular-se no curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL. Interessados devem acessar o site da UNISUL e verificar todas as informações.

As aulas iniciam no dia 24 de fevereiro.

Mas corra, porque as vagas estão acabando!