sexta-feira, 29 de novembro de 2013

7ª MOSTRA COMPETITIVA FITA CREPE DE OURO



O curso de Cinema da UNISUL convida a todos para a 7ª MOSTRA FITA CREPE DE OURO.

O FITA CREPE DE OURO é uma mostra competitiva que visa exibir os TCCs dos estudantes do curso de Cinema da UNISUL, num evento gratuito e aberto ao público.

Os trabalhos dos estudantes da 8ª fase do curso de Cinema poderão ser vistos no dia 03/12, a partir das 15h. A cerimônia de premiação  começa às 19h.

O 7º FITA CREPE DE OURO será realizado no Auditório C, da UNISUL Pedra Branca.

Confira abaixo a lista completa dos filmes concorrentes:

A CORDA, de Krystopher Hugo Neto Taulois de Andrade
AS DEZENOVE, de Andréa Alana dos Santos Oliveira
COULROFOBIA, de Germano Carlos Dutra Júnior
NÃO OLHE AGORA, de Heitor de Souza Carone Guedert
O CARA, de Glauco Fagundes Broering
O COVEIRO, de Gentil Rezende da Silva Júnior
OS CAMINHOS DESCONHECIDOS DO MUNDO LUZ, de Michele Diniz
PETRICOR, de Bruna Luise Konder Reis Dias
PORQUE HOJE É SÁBADO, de João Vitor Souza Barros
SEGUE NESTE, A CARTA EM BRANCO QUE TE ESCREVI, de Luiz Eduardo Toniatti dos Santos

Empresas parceiras do curso: PLURAL FILMES, CINESUPPORT e ORBITAL FILMES.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Tânia Lamarca, ex professora do curso de Cinema da Unisul estreia mais um longa metragem!

O fotógrafo Marx Vermelati e o montador do filme, Tiago Santos, também são formados no curso e atuam no longa.

Confira abaixo o trailer do filme ENSAIO - O AMOR NÃO DIZ SE É PARA SEMPRE.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Aluna de Cinema apresenta trabalho sobre Nacionalidade e Gênero no seriado As Brasileiras




Trabalho da acadêmica Luana de Amorim Machado, sob orientação da Professora Dra. Dilma Beatriz Rocha Juliano, visa avaliar os aspectos que motivam a identificação do público com a obra audiovisual e suas reflexões em torno da questão de gênero, bem como a possibilidade de a série buscar patriotismo perdido.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Curso de Cinema UNISUL e PPGCL aproximam University of Leeds



As professoras Ramayana Lira e Alessandra Brandão cursaram o pós-doc na Inglaterra e facilitam a parceria.

A pesquisadora da Universidade de Leeds/Reino Unido, doutora Stephanie Dennison, discutiu as possibilidades de convênio com a graduação do curso de Cinema e com o Programa de Stricto Sensu em Ciências da Linguagem (PPGCL). O encontro realizado na sexta-feira (1/11), na unidade Pedra Branca, se deu por intermédio das professoras Ramayana Lira de Souza e Alessandra Brandão, docentes do PPGCL , que realizaram seu pós-doc em Leeds, na Inglaterra.

Na reunião, entre outros tópicos, foi discutida a possibilidade de alunos da University of Leeds frequentarem a Unisul. “Em todas as instituições do Reino Unido os alunos de línguas são obrigados a passar um ano no estrangeiro para poder se formar”, explica em português a professora inglesa. “Ou seja, estamos constantemente em busca de renovação de convênios com outras instituições. No momento temos grande demanda para o Brasil”, ressalta.

A professora Stephanie diz que apenas a PUC-RJ mantém parceira com sua instituição. “No sul não temos ninguém e já tivemos com uma universidade do nordeste, mas não funcionou muito bem por diversos motivos”, afirma. Ela diz que é sempre bom ter contato pessoal antes de iniciar um convênio.

As professoras da Unisul pesquisam o Cinema Latino Americano, bem como a pesquisadora da Inglaterra, Stephanie Dennison. “Elas ficaram cinco meses conosco em Leeds. Como elas também trabalham com o cinema Latino Americano nos tornamos amigas”, revela a doutora, que é professora de português em Leeds. “Aos dezesseis anos eu fiz intercâmbio para o Rio Grande do Sul”, explica a origem de sua fluência na língua.

A professora Ramayana também ministra aulas no curso de Cinema. Seu foco de estudo em Leeds foi o Cinema Brasileiro especificamente. “Outra das nossas intenções é o fortalecimento dos laços internacionais para que a Unisul se coloque neste âmbito de projeção”, acredita. Para ela, esta é uma excelente forma de manter relações que podem gerar frutos interessantes em termos de produção e pesquisa.

Além das professora citadas, estiveram na reunião a professora Silvete Heerdt e Júlia Evangelista, do setor de Gestão de Relações Interinstitucionais, a professora Giovana Dal Zotto, da área de pesquisa, o coordenador da UnA das Ciências da Educação Humanidades e Artes, Luciano Bitencourt, a coordenadora do PPGCL Dilma Juliano e a coordenadora do curso de Cinema da Unisul, professora Mara Salla.

Fonte e créditos da foto: Unisul Hoje.